sexta-feira, 25 de julho de 2008

Qual será o futuro da Fiat?


Print screen do site Webmotors

Uma liderança inquestionável. Desde que assumiu o posto mais alto na briga pela ponta no setor automotivo, a Fiat se mantém firme no primeiro lugar. Com veículos de qualidade e honestos a preços justos, os italianos ganharam a maioria dos motoristas brasileiros. Alguns modelos da marca, como Strada e Palio Weekend, são lideres em seus respectivos segmentos, e contribuem para os bons números da marca.

Entretanto, como diz o velho ditado, “o difícil é se manter no topo”. E é justamente esse desafio que a Fiat terá de superar nos próximos anos. Eleita como melhor empresa pela revista “Exame”, os italianos riem a toa com os lucros obtidos pela subsidiária brasileira, no passado uma das responsáveis por salvar o grupo da falência.

Mas engana-se quem pensa que a concorrência não prepara sua ofensiva. Uma das principais ameaças ao império ítalo-brasileiro responde pelo nome de Volkswagen. Apesar dos confortáveis 25,10% conquistados pela Fiat até junho, os alemães já contam com 21,68% do mercado. É evidente que a liderança não trocará de mãos em 2008 – e talvez nem nos próximos anos – mas de qualquer modo é bom abrir os olhos.

Um dos melhores exemplos é justamente o carro-chefe da marca, o Palio. Goste-se ou não do compacto, é preciso admitir que a reestilização promovida em 2007 não agradou tanto quanto o visual anterior. A maior queixa vai para a traseira de linhas tímidas e, na visão de alguns, antiquadas. A julgar pelas fotos publicadas pelo site Webmotors, a Nova Strada também deve trilhar o mesmo caminho com suas lanternas de gosto duvidoso.

Ao tentar inovar, a Fiat abriu mão de um carro de personalidade forte, além de deixar alguns proprietários insatisfeitos com as freqüentes reestilizações promovidas pela marca. Prova disso é que, apesar de manter as boas vendas, o Palio viu a vantagem para seu principal rival – o Gol – crescer ainda mais.

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), eram 28.021 carros de diferença até junho. Isso sem considerar o lançamento do Novo Gol, que ocorreu efetivamente em julho. Portanto, arriscar em uma margem ainda maior entre os dois veículos não é nenhum absurdo, dado o apelo de novidade e principalmente a série de elogios ao compacto da VW.

O outro desafio encontra-se dentro da própria empresa. Com um projeto de doze anos de vida, o Palio começa a dar sinais de envelhecimento. Apesar da qualidade na construção e da falta de novidades significativas na concorrência, o lançamento de um forte rival pode acelerar a defasagem do hatchback.

Além disso, como bem destacou o redator-chefe da Quatro Rodas, Zeca Chaves, em seu blog, a versão Fire (de carroceria antiga) vende mais do que todas as versões do Novo Palio juntas. Segundo levantamento realizado pela publicação de janeiro a maio deste ano, 31% das vendas do carro foram dos modelos “novos”, enquanto que a versão Fire totalizou 69% dos veículos comercializados.

Por fim, o desfecho do caso envolvendo a soltura do aro da roda do Stilo pode ser vital para as pretensões da empresa. A imprensa diz que existem pelo menos 15 casos semelhantes, mas a Fiat nega tratar-se de um defeito de fábrica. Seja como for, tanto o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) quanto o Procon do Distrito Federal instauraram processos contra a montadora. E todos sabem que acidentes de tais proporções (alguém se lembra do caso Firestone-Ford nos EUA?) podem manchar a imagem de uma empresa.

Estes são apenas alguns dos dilemas que a Fiat poderá ter de encarar nos próximos anos. Será uma verdadeira prova de fogo para a fabricante mais nova entre as quatro primeiras colocadas no Brasil. Afinal, ninguém chega ao topo por acaso.

Até a próxima!

Vitor

2 Comentários:

Anônimo disse...

porque na enquete voce nao incluiu o peugeot 206?
nao tem porque dizer que ele nao é popular, porque é sim.

Ricky disse...

Boa Tarde, Vitor!

Em primeiro lugar, agrade�o a sua visita no The Power Machines, e seja sempre bem vindo por l�.
O seu blog est� muito bem montado, e com mat�rias bastante interessantes sobre automobilismo.
Parab�ns, continue assim e um grande abra�o � voc�!
Ricardo

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO