sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nissan Tiida Sedan: enfim, cheguei!


Quem esteve na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em 2008, se deparou com um “estranho no ninho” dentro do estande da Dodge. O Trazo C era a maior novidade da marca na feira e tinha estreia prometida para o ano seguinte.

Mas o que nem todos sabiam era que, por trás daqueles estranhos logotipos (que não lembravam em nada o cabrito montanhês que identifica os carros da Dodge), estava um Nissan Tiida Sedan, conhecido lá fora pelo sobrenome Versa. Na época, a Chrysler – proprietária da marca norte-americana – tinha um acordo firmado com a Nissan, que previa a venda de modelos compactos dos japoneses pela Dodge. Os ianques viram no sedã uma boa oportunidade para lucrar no atraente mercado brasileiro e, quem sabe, voltar com tudo depois de duas tentativas fracassadas de se firmar no país.

A moral da história foi que o Trazo C nunca colocou seus pés – ou pneus – por aqui devido à concordata da Chrysler, que foi salva graças ao negócio firmado com a Fiat. No entanto, quase dois anos após sua primeira aparição no Brasil, eis que o Tiida Sedan finalmente começa a ser vendido por aqui, pelas mãos da própria Nissan.

Fabricado na planta de Aguascalientes, o sedã será vendido em versão única. Equipado com o motor 1.6 flex de 16 válvulas, que já é utilizado no Tiida hatchback e na minivan Livina, o carro rende 126 cv com álcool e 125 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é manual de seis marchas. Entre os itens de série, o modelo oferece ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3, entrada auxiliar para iPod e computador de bordo.

O design pode até não ser seu ponto forte, mas o Tiida Sedan tem condições de fisgar o consumidor racional, aquele que valoriza a relação custo/benefício na decisão de compra. Por R$ 44.500, o veículo vai brigar pelo coração de quem procura outros sedãs, como o Peugeot 307 Sedan (que é maior, mas ocupa a mesma faixa de preço do Tiida), ou quer um sedã compacto mais completo, caso do VW Polo Sedan e do Peugeot 207 Passion, apenas para citar dois exemplos. O Tiida Sedan pode até não virar um sucesso de vendas, mas está disposto a lutar por seu lugarzinho ao sol.

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO