quinta-feira, 29 de julho de 2010

Idea 2011: cara nova, coração renovado


Você se olha no espelho e vê que a idade já começa a pesar. Rugas, marcas de expressão e os temidos "pés-de-galinha" ficam cada vez mais evidentes. Os sinais da velhice são implacáveis, entre homens, mulheres e, veja só, até entre os carros.

Foi por isso que a Fiat decidiu fazer uma "plástica" na Idea, lançada na Europa em 2003 e por aqui dois anos depois. O tapa no visual fez bem à minivan: a dianteira ganhou ares de novidade e lembra outros modelos da marca, como o Punto e o Bravo (que vem para cá no ano que vem). Os faróis agora têm traços mais esportivos, assim como a grade frontal e o para-choque com entradas de ar mais vistosas.

De lado, as mudanças mais significativas são as novas maçanetas e o desenho dos espelhos retrovisores - que, em algumas versões, incorporam as luzes de seta. A traseira recebeu poucas alterações, mas que foram suficientes para repaginar o visual da minivan. As lanternas ganharam refinamento com os filetes de LEDs, fazendo da Idea o primeiro automóvel fabricado no Brasil equipado com esta tecnologia. Outra novidade está na tampa do porta-malas, que ficou mais "limpa", já que o lugar da placa acabou migrando para o para-choque. O interior permanece praticamente o mesmo, com exceção feita ao novo volante de três raios.

A Idea 2011 será vendida com os novos motores 1.6 e 1.8 E.torQ, lançados pela montadora italiana no hatchback Punto. O propulsor 1.6 gera até 117 cv com álcool, enquanto que o motor 1.8 16V desenvolve uma potência máxima de 132 cv. O antigo conjunto 1.4 - favor não confundir com o moderno Fire EVO 1.4 empregado no Novo Uno - permanece em linha.

Serão quatro versões oferecidas ao consumidor. A básica é a 1.4 Attractive, que oferece banco do motorista com regulagem de altura, chave do tipo canivete, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, computador de bordo, console no teto, direção hidráulica, coluna de direção com regulagem de altura e vidros elétricos nas portas dianteiras.

A Essence, que será vendida somente com motor 1.6 16V, possui alguns opcionais amais, como bancos revestidos de couro, airbags laterais, banco dianteiro do passageiro dobrável, teto solar panorâmico Skydome, sensores de chuva e crepuscular, entre outros.

Já a Sporting tem o mesmo pacote da Essence, mais ar-condicionado, faróis de neblina, rodas de liga leve exclusivas, retrovisores elétricos, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3, faróis com máscara negra e um kit aerodinâmico que realça o visual esportivo desta Idea, que é equipada apenas com o propulsor 1.8 16V.

A configuração mais "radical" é a Adventure, que agrega ao conteúdo da Sporting itens como airbag duplo, freios ABS, barras longitudinais no teto, rodas de desenho diferenciado, bússola, inclinômetro, protetor de cárter, além de perfumarias como a grade cromada e o suporte do estepe na tampa traseira. O bloqueio do diferencial, chamado de Locker, e o volante revestido de couro são opcionais.

Confira os preços da Nova Idea 2011:

Idea Attractive 1.4: R$ 43.590
Idea Essence 1.6 16V: R$ 45.610
Idea Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 47.720
Idea Sporting 1.8 16V: R$ 54.280
Idea Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 56.390
Idea Adventure 1.8 16V: R$ 56.900
Idea Adventure Dualogic 1.8 16V: R$ 59.010

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO