segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

VW Amarok: a primeira vez é inesquecível


A primeira picape média produzida totalmente pela Volkswagen está prestes a fazer sua estreia em grande estilo, mais precisamente na edição 2010 do rali Dakar.

A Amarok – nome que significa “lobo” no dialeto dos esquimós – chega para tentar incomodar a concorrência, incluindo a líder Chevrolet S10 e as japonesas Mitsubishi L200 Triton e Toyota Hilux, esta última a grande fonte de inspiração para a VW.

Moderna, a picape conta com um desenho agressivo e robusto. Quem viu a Pick Up Concept na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo certamente vai notar as semelhanças com a Amarok. Apenas pequenos detalhes, como o desenho dos para-choques, foram modificados na versão final.

Nota-se a presença das tendências de estilo mais recentes da marca, como a grade dianteira com grandes filetes horizontais e as lanternas com refletores quadrados. As caixas de roda têm traços mais retos, com a sobriedade pedida na cartilha do design alemão.

Por dentro, os instrumentos do painel lembram o visual do novo Golf europeu. Volante, maçanetas e várias outras peças vieram de modelos da marca, como o Passat CC e o sedã Jetta. As fotos mostram que o interior da Amarok aproxima-se mais de um automóvel de passeio do que um utilitário voltado para o trabalho pesado, por exemplo.

A picape contará com um motor 2.0 movido a diesel, que pode ser equipado com dois turbocompressores, gerando uma potência de 163 cv. Mais adiante, o carro será vendido em uma opção mais mansa, com somente um turbocompressor e potência de 122 cv.

A Amarok será vendida em três versões de acabamento, sendo a mais simples voltada para o trabalho, com rodas de aço e para-choque pintados na cor preta. Já a mais luxuosa contará com itens como ar-condicionado digital, piloto automático, sistema de som com CD-Player, MP3 e Bluetooth, freios com sistema anti-travamento (ABS) adaptados para o uso off-road, assistente para impedir que o veículo desça para trás em aclives e controle eletrônico de estabilidade (ESP), além de airbags frontais. Todas as versões podem ser equipadas com tração integral nas quatro rodas.

Produzida na planta de Pacheco, na Argentina, a Amarok chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2010. Assim como a concorrência japonesa, seus preços devem variar entre R$ 70 mil a pouco mais de R$ 130 mil.

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO