quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Agile: a grande aposta da GM


A grande cartada da Chevrolet na última década. O Agile chega ao mercado brasileiro com o status de lançamento mais importante da marca desde o Celta e tem a dura missão de iniciar uma nova era para a GM no país.

O desenvolvimento do modelo começou em 2006, quando a montadora detectou a necessidade de ter um produto em um segmento acima dos populares, mas abaixo dos médios. As primeiras propostas surgiram no mesmo ano e logo o tão falado projeto Viva começou a tomar forma.

Dois anos depois, a apresentação do conceito GPiX anteciparia boa parte das linhas do Agile e serviu como clínica para medir a aceitação do público no último Salão do Automóvel. De lá para cá, os últimos detalhes foram acertados até chegar ao produto final.

O Agile é fabricado na planta de Rosario, na Argentina, e chega às concessionárias em duas versões de acabamento: LT e LTZ. O carro aposta na fórmula consagrada pelo VW Fox, maior fonte de inspiração dos projetistas brasileiros: muito espaço interno e um design moderno.

As linhas do carro não escondem a semelhança com outros modelos da marca, como o Captiva e o Malibu. A grade dianteira faz parte da nova identidade mundial da GM e as demais soluções de estilo antecipam as tendências de estilo dos próximos lançamentos da montadora.

Por dentro, o estilo é futurista: o painel segue o conceito “dual cockpit”, com formas simétricas para motorista e passageiro. Os instrumentos possuem um grafismo diferenciado e o console central ganha ares de requinte com o visor digital do ar-condicionado.

O motor é o conhecido 1.4 Econoflex, que desenvolve 102 cv com álcool e 97 cv se movido a gasolina. Com álcool, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 166 km/h. No caso da gasolina, os números mudam para 13 segundos e 165 km/h, respectivamente.

A lista de itens de série do Agile é extensa: a LT oferece direção hidráulica, piloto automático, computador de bordo, ar quente e banco do motorista com regulagem de altura. A LTZ agrega itens opcionais na versão básica, como rádio CD Player com MP3 e Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricas, coluna de direção com regulagem de altura e rodas de liga leve de 15 polegadas. Ar-condicionado, airbag duplo e freios ABS são alguns dos opcionais.

Os preços do Agile variam entre R$ 37.708 para a LT e R$ 39.601 no caso da LTZ, que pode atingir R$ 42.706 se equipada com todos os opcionais. O sucesso ainda não é certo, mas o novo hatch da GM vem armado para a briga com VW Fox e Renault Sandero.

ATUALIZAÇÃO: na última hora, a GM decidiu incluir ar-condicionado e vidros elétricos nas portas dianteiras entre os itens de série. Os preços se mantém inalterados.

Até a próxima!

Vitor

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