quinta-feira, 21 de maio de 2009

Transit: um pouco de história...


A Transit pode até ser uma novidade por aqui, mas é uma velha conhecida dos europeus. Desde 1965, o utilitário é sinônimo de robustez e grande parceiro de quem precisa carregar muita carga para lá e para cá.

A primeira geração surgiu na década de 60 e foi baseada na alemã FK1000 e chegou ao mercado com o nome de Taunus Transit. Reza a lenda de que o nome surgiu após a II Guerra Mundial, quando o proprietário de uma revendedora da marca chamada “Transit Garage” batizou seu vitorioso Ford Special de rali com o primeiro nome de sua loja. Anos depois, quando a montadora ainda pensava em um nome para seu utilitário, surgiu a ideia de adotar o Transit. O resto, literalmente, é história.

Mas, vamos voltar à linha do tempo da Transit. A segunda geração chegou à Europa em 1965, com versões para transporte de carga ou passageiros e motorizações a gasolina e a diesel. A terceira geração surgiu em 1978 ganhou linhas mais quadradas e passou a usar até um motor V6, utilizado especialmente em viaturas policiais e ambulâncias.

Em 1986, a Transit recebeu novo design, em sintonia com as tendências de estilo adotadas pela Ford. Seis anos depois, o utilitário passou por uma leve reestilização, antes de ganhar uma cara nova em 1994. O visual renovado surgiu junto com um motor 2.0 de oito válvulas, o mesmo do sedã Scorpio.

Em seu 30º aniversário, a Transit ganhou uma série comemorativa, batizada de Hallmark. Foram produzidas 600 unidades em três cores diferentes. No ano 2000, a Transit passou por sua maior mudança, ganhando contornos da tendência New Edge, difundida pelo compacto Ka e pelo hatch Focus. Em 2005, a Ford ultrapassou a marca de 5 milhões de unidades produzidas e doou o veículo para uma instituição de caridade da Inglaterra.

A geração atual foi lançada em 2006 com uma série de inovações. O visual moderno – traço da tendência Kinetic do Fiesta e Mondeo – e a vasta lista de itens de série (incluindo tecnologias inéditas em sua categoria, como freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem e câmbio de seis marchas) fizeram o carro ganhar o prêmio de Van do Ano 2007.

Agora, toda essa tecnologia está ao seu alcance. Basta passar em qualquer uma das concessionárias Ford para conferir todas as qualidades da Transit, sua melhor parceira para o dia-a-dia.

Ah, e se você ainda duvida da versatilidade da Transit, o video abaixo tira qualquer dúvida!



Até a próxima!


Vitor


Este post é um publieditorial

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO