domingo, 24 de maio de 2009

Hyundai i30: uma boa compra?



Nos últimos anos, a Hyundai optou por uma estratégia ousada para a divulgação de seus produtos: compará-los diretamente à concorrência. Foi o que aconteceu com o Azera, vendido pela marca como um sedã com "mais espaço do que um BMW Série 7", por exemplo. A tática parece que deu certo, tanto é que o modelo virou um sucesso de vendas.

Por isso, a montadora aposta na mesma receita ao divulgar o hatchback i30. Na televisão, o locutor diz que o carro reúne as melhores qualidades de BMW, Mercedes-Benz e Audi. Apresentado durante o último Salão do Automóvel, o i30 tinha sua comercialização prometida para o início do ano. Porém, a crise mundial fez com que a Hyundai só começasse a trazer as primeiras unidades a partir deste mês.

Assim como a maioria dos Hyundai, o i30 conta com uma grande lista de itens vendidos como opcionais na maioria da concorrência (como freios ABS, oito airbags e controle de estabilidade) por um preço atraente. A montadora anuncia um valor sugerido na casa dos R$ 60 mil, o que o tornaria uma das melhores - senão a melhor - compra do segmento.

O grande problema é que, na prática, as coisas são diferentes. Uma rápida pesquisa na Internet mostra que o grupo CAOA, representante oficial da Hyundai no país, só está comercializando as unidades básicas, que não contam com todos os itens anunciados no comercial que veicula à exaustão na TV. As versões mais luxuosas - e a perua, chamada de i30 CW - devem chegar apenas no segundo semestre, apesar de as reservas já terem sido feitas há um bom tempo.

Resta saber quais providências a Hyundai tomará diante da insatisfação de alguns consumidores. O carro já provou suas qualidades, mas uma estratégia de vendas equivocada pode pôr tudo a perder num piscar de olhos.


Até a próxima!


Vitor


3 Comentários:

A Paris... disse...

Vitor,
Grande dica sobre o i30.
Eu sou um dos milhares que se impressionaram com a propaganda agressiva e enganosa, como você alerta em sua matéria.
Algo semelhante ocorreu com a propaganda do C5 que falava dos tais faróis direcionais que na verdade custava um adicional de seis mil reais...
Parabéns por seu trabalho!
Saudações
Alexander Gromow
PS.: acho que em suas notícias emviadas por e-mail bem que poderia aparecer um link para o BLOG de maneira que o pessoal pudesse entrar e dar seus comentários.
Eu encontrei o BLOG pesquisando o seu perfil no ORKUT.

A Paris... disse...

Olá vitor,
Encontrei o link para o BLOG na última linha da notícia!
Eu não havia visto, sorry.
Aquela linha não havia chamado a minha atenção...
Saudações
Alexander

Estevis disse...

Aceita parceria???
Ta ae o meu blog:
http://omelhordaformula1.blogspot.com/
Entra lá e comenta
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO