domingo, 17 de maio de 2009

Test-drive: Citroën C4 Hatch

Dizem que os melhores exemplos de design colocam a forma acima da função. À primeira vista, esta máxima parece ser aplicável ao Citroën C4 Hatch, mas logo descobrimos que não é o caso. É claro que seu belo visual chama a atenção, com as soluções já conhecidas da família C4, mas o hatchback esconde outras qualidades.

Bastam alguns minutos ao volante para perceber que o C4 Hatch não é apenas um “Pallas sem porta-malas”. Seu entre-eixos é 20 centímetros mais curto do que o sedã, o que dá agilidade sem recorrer a uma suspensão mais dura. O carro absorve bem os impactos das ruas esburacadas e tem um comportamento satisfatório nas curvas mais fechadas.

Outro destaque é o motor 2.0 16V (o mesmo utilizado no Peugeot 307, também fabricado no país). O conjunto, de 151 cv se abastecido com álcool e 143 cv com gasolina, agrada aos fãs de uma tocada mais esportiva. Nem a transmissão automática - com opção de trocas seqüenciais - da versão testada prejudicada as retomadas e acelerações.

O estilo divide opiniões. As linhas não repetem a ousadia do C4 VTR e nem a imponência do Pallas, mas possuem personalidade própria. A suave queda do teto e as lanternas nas colunas “C” são dois elementos marcantes e as belas rodas de liga leve de 16 polegadas dão um toque de esportividade.

Por dentro, o visual impressiona. Detalhes como o painel digital centralizado e o volante com cubo central fixo conferem um ar futurista à cabine. A sensação de amplitude é reforçada pelo enorme para-brisa e pelo próprio desenho do habitáculo, mais recuado em relação aos ocupantes. O espaço interno também é suficiente para quatro adultos, ainda que o espaço para a cabeça dos passageiros de trás seja um pouco limitado.

A topo de linha Exclusive vem recheada de equipamentos: ar-condicionado digital, bancos de couro, sensores de chuva, luminosidade e estacionamento, freios com sistema anti-travamento (ABS), rádio com Bluetooth e comandos no volante e airbags laterais para os passageiros da frente são oferecidos de série. O Pack Technologique agrega ajuste elétrico dos bancos, controles de tração e estabilidade e faróis de xenônio que acompanham a trajetória do veículos nas curvas por R$ 5.900.

Com preços partindo de R$ 53.800 para o GLX 1.6 manual e chegando a até R$ 74.700 para a Exclusive completa, o C4 Hatch representa, ao lado de Ford Focus e Hyundai i30, o que há de melhor no segmento dos médios. Sorte nossa.


Até a próxima!


Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO