sábado, 7 de março de 2009

O inusitado caso Kia-Hyundai Brasil




É de causar no mínimo estranheza um comunicado divulgado hoje pela Kia Motors do Brasil. Em nota, a montadora informa que formalizou uma queixa no Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) contra a Hyundai CAOA do Brasil.

A justificativa é de que um anúncio do modelo Tucson deixa de citar o Sportage entre seus principais concorrentes, o que poderia induzir o consumidor a uma opinião equivocada, já que ambos pertencem à categoria de utilitários esportivos.

Até aí, tudo bem, não fosse o fato de Hyundai e Kia pertencerem à mesma empresa na Coréia do Sul. O conglomerado, formado após a aquisição da Kia pela Hyundai, ocupa a quinta posição na lista das maiores montadoras do mundo. Juntas, ambas dividem componentes e plataformas, inclusive no caso dos próprios Tucson e Sportage.

No Brasil, as montadoras atuam de forma completamente independentes, são representadas por importadoras distintas e concorrem entre si nas vendas de veículos em diversas categorias. Ainda não se sabe qual será a atitude da Hyundai-Kia Automotive Group - e se a empresa de fato tomará alguma providência -, mas vale a pena conferir o desfecho desta inusitada história.

Confira aqui o release divulgado pela Kia Motors do Brasil.

Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

Anônimo disse...

É realmente estranho essa história,entre a Kia e Hyundai.Mas isso aconteceu com toda a certeza por causa das importadoras(que não são a mesma).Provavelmente a Hyundai-Kia Automotive Group vai tomar alguma providência em breve.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO