sábado, 21 de março de 2009

Nissan Livina: nova entrante





O segmento de minivans compactas ganhou uma nova representante nesta semana. Junto com o lançamento do Renault Symbol, a Nissan apresentou a Livina, fabricada no mesmo complexo dos franceses, em São José dos Pinhais (PR).

Primeiro automóvel de passeio da marca feito no Brasil (o sedã Sentra e o hatch Tiida são mexicanos), o modelo foi exibido pela primeira vez na última edição do Salão do Automóvel. Com linhas modernas (mas pouco ousadas), o desenho da Livina remete a outros carros da montadora, como a grade dianteira, que é parecida com a do crossover Murano.

A mesma discrição do exterior também é notada na parte interna. O acabamento segue a cartilha japonesa de oferecer o essencial, mas sempre com um bom padrão de qualidade. O espaço interno e a versatilidade dos bancos modulares, itens que contam pontos numa minivan, marcam presença.

A Livina será comercializada com duas opções de motorização, ambas flex. As versões de entrada contam com o mesmo 1.6 16V de Sandero e Logan (lembrança da aliança entre Renault e Nissan), que gera 104 cv com gasolina e 108 cv se movido a álcool. Já os modelos mais caros usam um 1.8 16V, de 125 cv se usando gasolina e 126 cv com o combustível etílico.

Para estrear bem, a Nissan adotou uma estratégia agressiva de preços. Os valores começam em R$ 46.690 para a Livina 1.6 16V com câmbio manual e vão até R$ 56.690 para a topo-de-linha 1.8 16V, equipada com transmissão automática.

Assim, a concorrência deve ser formada por Fiat Idea, Chevrolet Meriva e Honda Fit. O páreo é duro, mas a caçula do pedaço tem predicados para conquistar seu lugar ao sol. Tudo vai depender do consumidor.


Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO