domingo, 15 de fevereiro de 2009

Volvo XC60: luxo e segurança


Até meados da década de 90, a Volvo possuía a fama de marca conservadora e, literalmente, quadrada. Apesar de recheados de itens de série, os modelos suecos não eram vistos com bons olhos pela falta de ousadia em suas linhas.


Tudo mudou em 1998. O lançamento do S40 e suas belas linhas foi a reviravolta da Volvo, que desde então promoveu uma intensa atualização em seu portfólio. Além das renovações, novos modelos - como o utilitário esportivo XC90 e o hatchback C30 - foram criados, dando fôlego novo para os escandinavos.


E é em meio à crise que a montadora (que deve ser vendida pela Ford em breve) apresenta um de seus modelos mais atraentes no Brasil. O XC60 é um crossover - modelo que mescla características de diversos segmentos - de linhas agressivas e ousadas. Os ombros na lateral e as belas lanternas na coluna "C" são apenas dois dos destaques estéticos.


Sob o capô, um possante motor 3.0 V6 de 285 cv garante respostas rápidas e um ronco grave que instiga a pisar fundo. Mas, como em todo Volvo que se preza, o destaque do XC60 vai para a segurança.


Airbags frontal, lateral e do tipo cortina, sistema de indicação de pontos cegos (BLIS) e o Adaptative Cruise Control (ACC), que preserva uma distância indicada pelo próprio condutor ao carro da frente, são alguns dos predicados do veículo. O grande chamariz, porém, é o City Safety, sistema inovador que freia o carro automaticamente a até 30 km/h, podendo evitar a colisão ou minimizar os danos do impacto.


Com tanta tecnologia embarcada, era de se esperar um valor relativamente alto para a categoria. Mas, felizmente, não é o que acontece. A versão de entrada, chamada de Comfort, será vendida por R$ 138.500, valor inferior ao de concorrentes menores e menos equipados, como o Ford Edge (que custa mais de R$ 150 mil). Se você estava procurando por um carro luxuoso, seguro e bonito, o XC60 é um sério candidato a ocupar sua garagem.


Até a próxima!


Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO