segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Dakar 2009: VW leva o seu 1º título



Foto: Vitor Matsubara

O fim de uma hegemonia. Além de ser a primeira prova realizada na América do Sul, a 30ª edição do Rali Dakar – o maior desafio off-road do mundo – marcou a primeira vitória da Volkswagen entre os automóveis após sete anos de domínio da Mitsubishi.

Desta vez, os japoneses não se deram bem nos desertos da Argentina e Chile, ficando de fora até das primeiras posições. O título ficou com o sul-africano Giniel de Villiers e o alemão Dirk von Zitzewitz, que conquistaram cinco vitórias ao longo dos mais de 15 dias de competição.

Para completar a festa da Volkswagen, a dupla composta pelo norte-americano Mark Miller e pelo sul-africano Ralph Pitchford ficaram em segundo lugar, seguidos por Robby Gordon e Andy Grider, a bordo de um Hummer. De quebra, os vencedores, que já haviam conquistado a última edição do Rali dos Sertões no Brasil, também cumpriram as metas estabelecidas pela VW em 2003.

Na época, a montadora disse que o plano era de conquistar o troféu em até cinco anos. Como a edição de 2008 foi cancelada por conta das ameaças terroristas (o que motivou a mudança de sede para a América Latina), teoricamente a meta foi atingida.

Segundo a própria fabricante, o Race Touareg 2 utilizado pelos pilotos no rali não recebeu maiores modificações em relação ao modelo do Rali dos Sertões. O motor é o mesmo 2.5 turbodiesel desenvolvido pela divisão de competição da Volkswagen na Alemanha, e os reforços na estrutura do veículo permaneceram para o desafio dos desertos.

Com a vitória, a Volkswagen torna-se a primeira montadora a vencer uma edição do rali Dakar com um veículo movido a diesel.

Até a próxima!


Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO