quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Chrysler PT Cruiser: 2000 - 2009


A crise no setor automotivo não dá sinais de descanso e, por isso, as vítimas já começam a aparecer. Nesta quinta-feira, a Chrysler confirmou que o PT Cruiser, um dos símbolos da onda retrô que invadiu os Estados Unidos anos atrás, deixará de ser produzido até o final do ano.

Inspirado nos clássicos carros das décadas de 30 e 40 – famosos por suas participações em filmes de gangsters -, o modelo foi lançado em 2000, época em que as re-interpretações de Ford Thunderbird e VW Beetle despontavam no mercado.

No mesmo ano, o exótico hatchback foi a estrela do Salão do Automóvel de São Paulo, carimbando seu passaporte para o Brasil em 2001. Eleito o Carro do Ano na América do Norte, o PT Cruiser parecia ter um futuro de sucesso à frente. Porém, suas vendas foram caindo ano após ano, por conta de deficiências como o fraco motor 2.0 e também pela concorrência, que se tornou mais forte.

Em 2002, a Chrysler passou a vender o carro com câmbio sequencial e, em 2005, trocou o propulsor 2.0 por um 2.4 de 16 válvulas, mais potente e com mais torque. No ano seguinte, graças ao acordo de importação firmado com o México, o PT Cruiser passou a ser vendido por 75 mil reais na versão Classic. O valor era mais acessível ante os mais de 100 mil cobrados anteriormente.

Mesmo com o aumento nas vendas – pelo menos por aqui -, a Chrysler anunciou no início de 2008 o fim da versão Cabriolet, que nunca fez tanto sucesso. Agora, a confirmação do próprio presidente da empresa decreta o fim de um dos modelos mais irreverentes e marcantes já produzidos pelos norte-americanos.

Até a próxima!


Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO