domingo, 7 de dezembro de 2008

A despedida de Ingo Hoffmann

Foto: Vitor Matsubara

O dia 7 de dezembro ficará marcado na história do automobilismo brasileiro. Isso porque o domingo marcou a despedida de Ingo Hoffmann, um dos maiores pilotos que já passaram pelas pistas deste país.

O “alemão” – apelido pelo qual ficou conhecido pelos fãs de velocidade – começou a sua carreira na década de 1970, mesma época em que atingiu o auge de sua carreira. Após disputar uma temporada na Fórmula 3, Hoffmann disputou seis provas pela Coopersucar-Fittipaldi, única equipe 100% brasileira a ingressar na Fórmula 1. Mas os maus resultados logo o tiraram da categoria, juntamente com o time sustentado por uma empresa do ramo de cana-de-açúcar.

Na Europa, Ingo ainda tentaria a sorte em categorias menores antes de voltar para o Brasil. Assim que regressou para o seu país, o piloto começou a escrever um novo capítulo em sua carreira. Em 1979, Hoffmann disputou a sua primeira temporada na Stock Car, categoria de turismo que ainda dava os seus primeiros passos.

A bordo de um Opala adaptado para as pistas, o piloto levou apenas um ano para conquistar o seu primeiro título, em 1980. Nas décadas seguintes, Ingo se tornaria o maior vencedor da história da categoria, levando mais 11 campeonatos.

Agora, aos 55 anos, Ingo disputou a última prova de sua carreira. Na corrida que marcou o primeiro título de Ricardo Maurício, o veterano fez bonito e fechou sua corrida derradeira com um pódio em Interlagos (SP).

Mais do que um bom resultado, o terceiro lugar conquistado no autódromo paulistano coroou uma carreira de glórias e serviu como uma justa homenagem para o vitorioso piloto, que deverá se tornar dirigente de equipe em 2009.

Até a próxima!

Vitor

2 Comentários:

SAVIOMACHADO disse...

Muito legal. Parabéns. Belo homenagem. Abraço.
SAVIOMACHADO

guardrailf1.com disse...

Caramba! Eu nao sabia que o Ingo tinha corrida na Coopersucar...
A F1 perdeu um piloto e a Stock ganhou um "monstro".

Bjs

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO