Ford Focus: cara nova, vida nova
Foto: Marco de Bari/Quatro Rodas
O Ford Focus jamais foi um grande sucesso de vendas no Brasil. Mesmo com tantas qualidades, como a boa relação custo/benefício, o hatchback lançado em 2000 no país jamais decolou no mercado nacional. Talvez um dos motivos seja o seu design revolucionário, que segue o estilo New Edge – inaugurado pelo compacto Ka – e divide opiniões até hoje. Com isso, o Focus foi sendo deixado de lado pela própria Ford e não demorou a perder mercado.
Mas nada como uma reestilização para dar fôlego novo ao modelo. Com a nova geração – a terceira da história do carro -, o Brasil volta a estar em sintonia com o mercado europeu, uma raridade nos dias de hoje. Apenas para se ter uma idéia, todos os seus futuros concorrentes estão ultrapassados se comparados com o Velho Continente, o que deve contar pontos a favor do médio da Ford.
É inegável que o desenho é o principal destaque do Focus. O inovador New Edge cede espaço para o Kinetic (cinético), que preza por linhas mais retas e esportivas. A inspiração vem de modelos como o Mondeo e o novo Fiesta europeu, mas notam-se traços típicos de Volvo (marca pertencente ao grupo Ford), em especial no capô e nos vincos laterais. No geral, o resultado transmite modernidade e agrada muito.
A princípio, a Ford optou por oferecer apenas o propulsor Duratec 2.0 16V, semelhante ao utilizado no EcoSport. Com bloco de alumínio, o motor rende 145 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. Por ora, o Zetec RoCam 1.6 não deve ser adotado, permanecendo apenas na versão de entrada, que se mantém em linha com a carroceria atual.
A farta oferta de itens de série também deve servir como chamariz. Itens até então oferecidos em segmentos superiores, como transmissão automática com opção de trocas seqüenciais, partida sem a necessidade de chave (realizada por meio de um botão no console central) e sistema de som Sony com comandos de voz são apenas alguns dos mimos oferecidos pelo carro.
A versão básica, chamada de GLX, será vendida a partir de R$ 58.190 (hatch) e R$ 59.690 (sedã) e conta com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, airbag duplo e freios com sistema anti-travamento (ABS). Já a top Ghia, comercializada por R$ 68.890 e R$ 70.390, adiciona os já citados sistemas de partida sem a chave e sistema de som comandados por voz, computador de bordo, ar-condicionado eletrônico com duas zonas de ajuste, bancos de couro e sensor de estacionamento.
Com preços competitivos para o segmento e equipamentos inéditos na categoria, o Focus promete incomodar (e muito) a concorrência, que terá de se mexer rapidamente para não perder terreno. O consumidor agradece.
Confira mais fotos e a avaliação dos novos Ford Focus no site da revista Quatro Rodas.
Até a próxima!
Vitor
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário