segunda-feira, 28 de julho de 2008

Freios: manutenção é a palavra chave!

Potência nem sempre é tudo! Imagine-se dentro de um carro super esportivo andando a 200 km/h. Maravilha não é? Na hora de fazer a curva você pisa no freio e nada! Caramba, o que aconteceu?

Essa é uma situação onde lembramos que a manutenção o sistema de freios é fundamental. De que adianta conforto, desempenho e potência sem controle? Como todos os sistemas veiculares, os freios precisam de alguns cuidados básicos para funcionar corretamente e não deixar o condutor na mão em situações corriqueiras muito menos em uma emergência. A seguir algumas dicas de manutenção para manter tudo em ordem!

Não sabe por onde começar? Geralmente o reservatório do fluído de freio fica localizado na parte dianteira do veículo, próximo ao motor (nos veículos com motor na dianteira). Ali fica armazenado o líquido responsável pelo funcionamento de todo sistema. Esse é o ponto inicial da nossa verificação.

  • Verifique o nível do fluido de freio a cada 30 dias, geralmente existe uma marcação indicando o nível máximo e mínimo.

  • O fluido deve ser trocado a cada 10.000 km ou 1 ano

  • A cada 10.000 km um especialista deve fazer a revisão geral no sistema - que é basicamente composto por discos, pastilhas, lonas e cilindro mestre - para verificar se alguma peça necessita ser substituida,

  • Sempre que forem substituidos os discos, recomenda-se a troca das pastilhas e vice-versa. Na maioria dos veículos, os discos de freio situam-se nas rodas dianteiras e tambores e lonas atuam nas rodas traseiras.

  • Caso note trepidações, rangidos, pedal alto ou muito baixo ao frear, procure um especialista pois os sistema já está indicando sinais de desgaste
Ah, em tempo, nos carros equipados com ABS, é normal que ocorram trepidações no pedal do freio quando é feita uma frenagem muito forte, isso se deve ao próprio sistema que regula a intensidade que o freio é aplicado em cada roda.

Portanto fique atento: antes de andar pense em onde vai parar!

Para finalizar, um vídeo da revista QUATRO RODAS explicando melhor o funcionamento do ABS.




Até a próxima!

Guilherme

1 Comentário:

Priscilla Bar disse...

Adoro esse tipo de post!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO