Mercedes-Benz C63 AMG: uma máquina
Foto: divulgação
Certos carros não são apenas carros. São verdadeiros foguetes sobre rodas. Esse é o caso do Mercedes-Benz C63 AMG, recém-chegado em solo brasileiro. Apesar do asfalto tupiniquim não ser o melhor tipo de piso para um bólido desta magnitude, certamente não faltarão compradores em um país onde existe fila de espera até mesmo para veículos que ultrapassam a estratosférica cifra de R$ 4 milhões.
O C63 é muito mais do que uma cara bonita. O visual, com pára-choques exclusivos, quatro saídas de escapamento e um capô com dois vistosos ressaltos (chamados pela marca de "domos de potência"), intimida qualquer um. As rodas de liga leve aro 18 e os enormes discos de freio completam o pacote estético. Mas o grande triunfo deste Benz está mesmo é debaixo do capô.
O belo propulsor V8 de 6,4 litros gera 467 cv, uma verdadeira usina de força à disposição do felizardo motorista. O Mercedes parte da imobilidade aos 100 km/h em meros 4,5 segundos, mas a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h, como reza o acordo assinado entre a maioria dos fabricantes alemães (salvo a Porsche) e o governo daquela nação.
Já a transmissão é a automática AMG SpeedShift Plus de sete velocidades, com opção de trocas manuais realizadas por meio de borboletas situadas atrás do volante esportivo. Ainda que soe como uma heresia, a ausência do câmbio manual em um carro deste calibre mal é notada. Ponto para o eficiente conjunto criado pela fábrica e aperfeiçoado por sua divisão de carros de alta performance.
O ESP (Programa de Controle de Estabilidade, em inglês) atua conforme o modo de troca de marchas selecionado pelo proprietário - Comfort, Sport e Manual - e garante momentos de diversão pura ao volante quando habilitado na configuração esportiva. A segurança é total mesmo quando se desativa o dispositivo, já que ao menor toque no freio o programa tradicional é reativado.
Quer saber o preço deste brinquedo mais do que desejável? A marca pede US$ 195.000, algo em torno de R$ 320 mil, valor bem abaixo de seus respeitáveis concorrentes BMW M3 (R$ 409 mil) e Audi RS4 (R$ 481 mil). E isso com 37 cv a mais do que seus compatriotas. Vale ou não vale cada centavo gasto?
Até a próxima!
Vitor
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