quarta-feira, 11 de junho de 2008

BMW GINA: o futuro sobre quatro rodas


Foto: divulgação/BMW



No passado, os carros eram projetados para serem resistentes e duráveis. A preocupação com a integridade dos passageiros, vista hoje em estruturas de deformação programável e uma série de recursos que protegem a vida dos ocupantes, era praticamente nula. Materiais como alumínio e fibra de carbono são utilizados em alguns carros, especialmente os super-esportivos, para torna-los mais leves e rápidos. E o que podemos dizer de um veículo recoberto por tecido?

Sim, você não leu errado, tecido. A idéia, que mais parece saída de um filme de ficção científica, é obra dos designers e engenheiros da BMW. O GINA Light Visionary Model foi projetado com base no conversível Z4, e sua carroceria, como as roupas moldadas em lycra, pode ser “esticada”. O acesso ao habitáculo do carro, por exemplo, é facilitado pelo movimento do tecido (ou pele, como define o designer Chris Bangle), realizado por meio de sistemas eletro-hidráulicos.

Os engenhosos alemães também se preocuparam em dar um tom mais humano para o GINA. Um exemplo é o funcionamento dos faróis, que ao serem acionados “se abrem” como os olhos. Quando são desligados, fecham-se lentamente, não sem antes dar uma singela piscada. A marca bávara afirma que o tecido é altamente resistente às condições adversas, como variações de temperatura e até mesmo chuva. Enquanto a BMW não traz a novidade para a produção em série, o GINA ficará exposto no museu da marca, em Munique. É mole ou quer mais?

Até a próxima!

Vitor

2 Comentários:

Priscilla Bar disse...

O modelo é bem legal,mas nao gostei dessa história de Lycra nao...

Qual é objetivo disso?!Vai sair mais barato,por exemplo?!

Rodrigo disse...

Tomara que não façam este carro com pano estampado.

Blog Carburado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO