segunda-feira, 5 de maio de 2008

Park Assist Vision: balizas, tremei!

Photobucket

Dirigir é um prazer para muitos motoristas. Enquanto alguns utilizam seus carros como mero meio de transporte, outros vêem em seus veículos um alívio para as tensões do dia-a-dia. Seja como for, apesar das comodidades oferecidas pela tecnologia facilitarem a condução, ainda não existe um recurso capaz de acabar com um dos maiores medos de muitos motoristas: a baliza.

Ou melhor, não existia. Isso porque a Volkswagen anunciou durante a Feira de Tecnologia de Hannover, na Alemanha, o PAV (Park Assist Vision), sistema que estaciona o veículo sem qualquer intervenção por parte do motorista. São quatro câmeras, sendo duas delas posicionadas nos espelhos laterais, uma na dianteira e outra traseira, todas trabalhando em conjunto com sensores espalhados ao redor do carro.

Tanta tecnologia embarcada faz com que o veículo, no caso uma Passat Variant, analise o espaço da vaga no estacionamento e manobre ao simples toque de um botão no controle-remoto da chave. Para isso, basta que o condutor engate a marcha a ré no câmbio que o PAV realiza o trabalho. A inovação não é inédita na VW: em 1992, a marca apresentou o carro-conceito Futura, cujo principal atrativo era justamente a “inteligência” para realizar a manobra. Mas, só agora, 16 anos depois, é que a conveniência parece estar de fato ao nosso alcance.

A comodidade é tamanha que o motorista pode até sair do carro, assistindo tudo de camarote. Concluída a manobra, o motor é desligado e as portas são travadas. A mesma mordomia pode ser utilizada também na hora de ir embora, já que a Passat Variant equipada com o engenhoso sistema permite ao proprietário dar a partida e sair da vaga, tudo sem o auxílio humano.

A novidade representará um passo adiante no ato de estacionar, já que, meses atrás, a própria Volkswagen lançou o Park Assist, mecanismo disponível nos modelos Touran e Tiguan e que se encarrega de manobrar o veículo automaticamente, mas que requer a presença do motorista para acelerar e frear o carro. Ainda em fase de testes, o PAV não tem data para chegar ao mercado europeu.

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO