quarta-feira, 7 de maio de 2008

Audi R8: de cara com o mito




Photobucket
Photobucket
Fotos: Vitor Matsubara


Pense em todos os adjetivos que você conhece. Descrever o Audi R8 é uma tarefa mais do que árdua: é praticamente impossível. A super máquina, que divide as atenções no filme “Homem de Ferro” com o protagonista Robert Downey Jr. (na pele do milionário Tony Stark), está em exposição durante esta semana em São Paulo, e é claro que o Motor Haus não podia deixar esta oportunidade passar em branco.

Se nas fotos o carro já impressiona, ao vivo a sensação de deslumbramento aumenta ainda mais. Ao contrário de Ferraris e Lamborghinis, que chamam a atenção por sua agressividade visceral, o R8 tem um charme completamente diferente. Não que os elementos visuais não se destaquem no bólido, muito pelo contrário, mas é o conjunto da obra que cativa quem o vê.

Cada detalhe parece ter sido minuciosamente projetado e colocado na belíssima carroceria de alumínio. Não há exageros, como aletas, asas e outros detalhes supérfluos presentes em muitos veículos por aí. Ao mesmo tempo em que o design deste Audi pode ser considerado um dos estandartes da escola de desenho alemã, com sobriedade e elegância, os toques de esportividade aparecem discretamente, na dose certa.

Na verdade, o R8 combina o que há de melhor na marca de Ingolstadt: as linhas refinadas ao estilo do seu “irmão” menor TT, a tração integral quattro (assim mesmo, com letra minúscula no início) e a já citada estrutura em alumínio introduzida pelo A8. Tudo isso regido por uma sinfonia de oito cilindros e 4,2 litros, que produz selvagens 420 cv de potência e passa dos 300 km/h. O motor fica lá atrás, exposto como uma jóia. Basta uma esticada de pescoço para admirar a obra-prima, também utilizada pela Lamborghini no Gallardo. Afinal, todos pertencem à mesma “Família Volkswagen”.

Mas, já que não pudemos ter o privilégio de acelerar o bicho, vamos voltar a falar da estética. A dianteira exibe um visual intimidador, realçado pelos belos faróis iluminados por LEDs e pela ampla grade frontal, criando juntos uma cara de poucos amigos. O capô tem poucos vincos, mas mesmo assim deixa claro que o R8 não está para brincadeira. A traseira também dá o mesmo recado, com os escapamentos embutidos no melhor estilo Ferrari F430. As tomadas de ar e o aerofólio que se ergue automaticamente em velocidades mais altas dão o toque final.

Em suma, poucos carros têm um poder de atração tão grande quanto este Audi. Em um intervalo de dez minutos admirando o carro, testemunhamos o fascínio dos freqüentadores do Shopping Iguatemi. Jovens, homens, mulheres, idosos, todos deram uma olhadinha. Quer ver essa máquina de perto? Então dê uma passada no Shopping Villa Lobos entre os dias 8 e 11 de maio e aproveite, pois não é todo dia que podemos ver um mito como o R8.

Até a próxima!

Vitor

2 Comentários:

Priscilla Bar disse...

Vitor,

O Victor(my husband,rs) tinha me falado dese lance do aerofólio,mas achei que ra exagero.Agora vc me confirma,ou seja,demais.Parece que quando atinge 120km/h ele sobe,né?!

Everton disse...

Sensacional...
Queria ter visto pessoalmente, mas (puxasaquices à parte), com essas fotos bem tiradas, já foi um bom consolo.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO