domingo, 27 de abril de 2008

VII Reatech: igualdade para todos

Photobucket

O direito de ir e vir é para todos. Na hora de se locomover, grande parte das pessoas optam pelo automóvel, meio mais seguro e prático para chegar até onde se deseja. E é sabendo disso que as maiores montadoras exibiram suas novidades na VII Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade), realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Chevrolet, Fiat, Ford, Honda, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen foram as representantes da indústria automobilística no evento, palco de lançamentos voltados exclusivamente para os portadores de deficiência física. Contando com benefícios como isenção de impostos e adaptações realizadas de acordo com as necessidades de cada motorista, fica cada vez mais fácil ter o seu próprio veículo.

Entre as modificações oferecidas, estão sistemas de embreagem automatizadas para transmissões manuais (o pedal é acionado assim que as mudanças de marcha são realizadas), comandos manuais de freio e acelerador e o pomo giratório, que facilita o controle da direção. Até um mecanismo que transforma as portas traseiras em corrediças, exibido pela Fiat em um Punto, facilita a difícil tarefa de transportar a cadeira de rodas.

Algumas marcas, como a Volkswagen e a Fiat, oferecem programas voltados exclusivamente para os portadores de deficiência, com uma boa gama de modelos à disposição dos clientes. Outros fabricantes, como Ford e Toyota, não disponibilizam as adaptações de série em seus modelos, mas possuem um acordo para a instalação de todos os mecanismos. A maioria dos acessórios é produzida pela Cavenaghi, referência em adaptações de qualidade e parceira dos fabricantes.

A organização da feira ainda disponibilizou um espaço para que os visitantes realizassem test-drives de todos os modelos em um pequeno circuito, incluindo novidades como o Stilo Dualogic e o novo Toyota Corolla 1.6 automático, lançado na própria Reatech. No geral, o evento foi um retrato da preocupação (e do respeito) das empresas com os portadores de deficiência, uma atitude mais do que louvável. Afinal, todos nós somos iguais, não é mesmo?

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO