Linha 2009: de volta para o futuro
Já virou tradição: o “nosso” calendário pode até ter 12 meses, mas o ano das montadoras brasileiras parece ser bem mais curto. Tanto é que mal entramos no segundo trimestre e alguns modelos 2009 já reluzem nos show-rooms das concessionárias. Nessa semana, foi a vez de Chevrolet e Volkswagen apresentarem à imprensa as alterações de parte de seus produtos.
A fabricante de origem norte-americana mostrou o Astra, que ganhou versões mas mantém o mesmo propulsor de 2,0 litros movido a álcool ou gasolina. A antes série limitada Advantage Plus foi incorporada à linha GM e oferece ao comprador um visual quase que idêntico à finada versão SS, que de esportiva nada tinha além da estética. Além do hatchback, o sedan também foi modificado, e agora conta com rodas de 15 polegadas na configuração Elegance.
Já a Volkswagen foi um pouco mais fundo e exibiu a gama 2009 de Fox, Gol, Golf e Polo, com destaque para o primeiro, que ganhou (mais) uma versão esportiva. Batizada de Extreme, trata-se da “primeira versão ‘tunada’ de fábrica” (declaração um tanto contraditória, diga-se), segundo a própria VW. Pena que, a exemplo da maioria dos projetos tuning, a esportividade se limita apenas ao que os olhos vêem.
Mesmo assim, o pacote de acessórios é atraente, com máscaras negras nos belos faróis de duplo refletor, aerofólio e saias laterais, rodas de liga leve aro 15, volante e manopla de câmbio em couro e outros detalhes cosméticos. No geral, salvo o polêmico adesivo lateral em cinza que adorna os pára-lamas dianteiros, o visual deve conquistar os jovens.
No caso dos “irmãos” Polo e Golf, ambos também passaram por alterações sutis. O primeiro ganhou um tapa no visual, com novas rodas e faróis com máscara negra (semelhantes à versão GTI), além do I-Drive, computador de bordo com nove funções. Todos os itens serão oferecidos tanto na versão hatch quanto na de três-volumes.
O Golf tem como novidade a série Tech, fazendo jus ao nome com itens como piloto automático, sensor de chuva, ar-condicionado digital, retrovisor interno anti-ofuscante, entre outros mimos. Assim como na família Fox, ambos estréiam o motor EA-111 VHT, disponível nos propulsores de 1-litro e 1,6 litro e que proporciona maior potência e torque.
Mas o que causou estranheza foi a presença do veterano Gol como modelo 2009, mesmo às vésperas de ganhar uma geração completamente renovada. Com mudanças limitadas à novas calotas, equipamentos de som e retrovisores de mesmo tamanho, o campeão de vendas prepara o terreno para o seu substituto, aguardado para julho. Mesmo com a chegada da “Geração 5”, o atual Gol não deverá sair de cena, já que, a exemplo do Mille, o posto de veículo de entrada da marca está praticamente certo.
Até a próxima!
Vitor
A fabricante de origem norte-americana mostrou o Astra, que ganhou versões mas mantém o mesmo propulsor de 2,0 litros movido a álcool ou gasolina. A antes série limitada Advantage Plus foi incorporada à linha GM e oferece ao comprador um visual quase que idêntico à finada versão SS, que de esportiva nada tinha além da estética. Além do hatchback, o sedan também foi modificado, e agora conta com rodas de 15 polegadas na configuração Elegance.
Já a Volkswagen foi um pouco mais fundo e exibiu a gama 2009 de Fox, Gol, Golf e Polo, com destaque para o primeiro, que ganhou (mais) uma versão esportiva. Batizada de Extreme, trata-se da “primeira versão ‘tunada’ de fábrica” (declaração um tanto contraditória, diga-se), segundo a própria VW. Pena que, a exemplo da maioria dos projetos tuning, a esportividade se limita apenas ao que os olhos vêem.
Mesmo assim, o pacote de acessórios é atraente, com máscaras negras nos belos faróis de duplo refletor, aerofólio e saias laterais, rodas de liga leve aro 15, volante e manopla de câmbio em couro e outros detalhes cosméticos. No geral, salvo o polêmico adesivo lateral em cinza que adorna os pára-lamas dianteiros, o visual deve conquistar os jovens.
No caso dos “irmãos” Polo e Golf, ambos também passaram por alterações sutis. O primeiro ganhou um tapa no visual, com novas rodas e faróis com máscara negra (semelhantes à versão GTI), além do I-Drive, computador de bordo com nove funções. Todos os itens serão oferecidos tanto na versão hatch quanto na de três-volumes.
O Golf tem como novidade a série Tech, fazendo jus ao nome com itens como piloto automático, sensor de chuva, ar-condicionado digital, retrovisor interno anti-ofuscante, entre outros mimos. Assim como na família Fox, ambos estréiam o motor EA-111 VHT, disponível nos propulsores de 1-litro e 1,6 litro e que proporciona maior potência e torque.
Mas o que causou estranheza foi a presença do veterano Gol como modelo 2009, mesmo às vésperas de ganhar uma geração completamente renovada. Com mudanças limitadas à novas calotas, equipamentos de som e retrovisores de mesmo tamanho, o campeão de vendas prepara o terreno para o seu substituto, aguardado para julho. Mesmo com a chegada da “Geração 5”, o atual Gol não deverá sair de cena, já que, a exemplo do Mille, o posto de veículo de entrada da marca está praticamente certo.
Até a próxima!
Vitor
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