quinta-feira, 3 de abril de 2008

Ibiza e Polo: parentes próximos


Uma reformulação visual bem sucedida pode elevar significativamente as vendas de um veículo. Que o digam Volkswagen Polo e Ford Ka, só para citar dois exemplos. A Seat, marca pertencente ao grupo VW, sabe bem disso e acaba de apresentar à imprensa européia o Ibiza, hatchback de design agressivo e moderno.

Praticamente idêntico ao conceito Bocanegra, exibido no último Salão de Genebra, o Ibiza chega para melhorar a imagem da Seat fora do território espanhol. Um dos principais triunfos do carro é justamente o seu visual, com traços marcantes e linhas esportivas, bem ao estilo da montadora. A dianteira preserva a identidade visual da marca, com a pequena grade entre os amplos faróis, enquanto que a traseira ficou mais “clean” em relação ao seu antecessor.

São três opções de propulsores movidos à gasolina: 1,2 litro e 3 cilindros (70 cv) e duas configurações com 4 cilindros, de 1,4 litro e 85 cv e o 1,6 litro e 109 cv. Além destes, outras três motorizações a diesel estão ao alcance dos europeus e todas as versões são equipadas com uma transmissão manual de cinco marchas.

Mas no que o Ibiza interessa para os brasileiros? Simplesmente por dois motivos: o primeiro é que o hatch estréia uma nova plataforma, a mesma a ser utilizada na próxima geração do Polo, que será fabricada por aqui pouco tempo após o seu lançamento no Velho Continente.

Já o segundo – e mais importante – motivo é que, de acordo com fontes da própria Volkswagen, o pequeno espanhol traz algumas semelhanças estéticas com o nosso futuro Gol. De acordo com o site Interpress Motor, faróis, lanternas e painel se assemelham à sexta geração do carro mais vendido do Brasil. Ainda não existem registros fotográficos deste suposto parentesco, mas estes não devem tardar a aparecer. É o que todos nós esperamos.

Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

Renato Bellote disse...

É engraçado notar como a Seat foi uma marca inexpressiva por aqui. Falta de divulgação da Volkswagen.

abs

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO