terça-feira, 1 de abril de 2008

C4 Pallas: segurança nas curvas


Lá fora, a Internet é uma das mídias mais poderosas para as montadoras. Basta lembrarmos da consagrada série BMW Films, premiada com o Leão de Titânio no Festival de Publicidade de Cannes, para termos uma idéia da importância dada pelas empresas à rede mundial de computadores. Já os brasileiros, em contrapartida, parecem ainda não se dar conta do potencial desta mídia. Mas, aos poucos, a situação vai mudando.

A Citroën, conhecida pela inovação em seus veículos, acaba de lançar uma campanha voltada exclusivamente para o mundo virtual – fato raro e digno de aplausos. A peça (clique aqui para conferir), que fala sobre a segurança do C4 Pallas, faz uma criativa alusão ao mundo da moda, arena com a qual a fabricante mantém relações mais do que estreitas. O comercial destaca também os itens de segurança presentes no sedan, como o ESP (controle de estabilidade) e o ASR (sistema anti-patinagem).

Não é a primeira vez que a marca usa a Internet como arma para divulgar os seus produtos. O próprio C4 Pallas coleciona alguns cases envolvendo os internautas, como o fato do site oficial do modelo ter entrado no ar antes mesmo da apresentação do carro à imprensa.

Antes disso, porém, uma estratégia viral causou grande polêmica e obrigou os franco-brasileiros a desistirem da ação. A idéia era alertar sobre um suposto asteróide – não por acaso denominado de Pallas – que poderia se chocar contra a Terra em breve. O banner foi exibido nos principais portais brasileiros e causou certo pânico entre os internautas.

Com isso, o site UOL viu-se obrigado a retirar o anúncio e a pedir desculpas aos seus usuários, atitude prontamente apoiada pela Citroën. Engana-se, porém, quem acredite que o tiro tenha saído pela culatra com tamanha repercussão. Basta vermos as vendas do modelo para acabar com qualquer dúvida.

Até a próxima!

Vitor

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