quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

VW Santana Vista: negócio da China?



Fotos: VolksForum/ Divulgação

Alguns carros parecem ser imortais; os veteranos Mille e Kombi que o digam. Mas antes que os críticos de plantão comecem a destilar o seu veneno, o ato de prolongar o ciclo de vida de certos veículos não é exclusividade do mercado brasileiro. Argentinos, mexicanos, indianos e chineses também são adeptos desta curiosa prática. E, assim como ocorre com os “velhinhos” tupiniquins citados algumas linhas acima, todos têm os seus símbolos de resistência ao tempo.

E é na nação mais populosa do mundo que encontramos um velho conhecido às vésperas de mais uma reestilização: o Santana. Primeiro veículo brasileiro equipado com freios ABS, o sedan grande foi um dos ícones de sua época e ganhou status de carro de luxo quando as importações ainda eram limitadas.

No final da década de 1990, porém, a idade já começava a pesar e os seus concorrentes, mais modernos e seguros, ganhavam terreno. O três-volumes resistiu até 2006, quando a Volkswagen do Brasil anunciou sua aposentadoria, deixando os taxistas órfãos de um dos carros mais robustos já fabricados no país.

Mas na China o modelo ainda resiste bravamente, e em plena forma. Um dos modelos mais vendidos por lá, o carro recebe mais um facelift e ganha um visual semelhante aos “irmãos” mais novos e modernos da marca. Na dianteira, destaque para a grade em “V” e o novo conjunto ótico, enquanto que a traseira exibe refletores circulares semelhantes ao Polo Sedan.

Por dentro, acabamento de madeira no painel e couro nos bancos, além de transmissão automática e até airbag duplo. Os retoques, porém, não disfarçam a idade de um projeto defasado e que pede por mudanças urgentes. O Santana Vista, fabricado pela Shanghai sob a licença da VW, chega ao mercado chinês ainda neste ano e deve manter o bom desempenho de seus antecessores.

Até a próxima!

Vitor

5 Comentários:

WBrandt disse...

Êta nóis!!! Santana velho de guerra!!! Curiosamente também disponibilizei um post no meu blog sobre esse facelift no Santana chinês.
Aproveito para parabenizar o Blog pelo aniversário do mesmo e que continuem a nos brindar com notícias do mundo dos carros.

Abrass.
Wagner Brandt

Blog F1 Grand Prix disse...

Grande Santana! Aqui no Brasil, pelo menos, ele continua sendo o preferido dos taxistas, né? O carro mais vendido na China é praticamente o mais vendido no mundo também... o Corolla que se cuide hehehe...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

BRAVO SANTANA! Sempre fui fã deste carro. Uma pena que pararam de fabricar. HOje eu compraria um deles.
Também deixo um parabéns para toda a Equipe do MotorHauss. Virou uma das minhas referências.
Grande Abraço
Fleetmaster

Priscilla Bar disse...

Credo que feio!

Anônimo disse...

Ai alguem sabe se ele pode ser vendido ainda aki no brasil?!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO