Autódromo de Interlagos: 1940-1989
Recordar é viver, já diziam os sábios. Muitas pessoas consideram o Autódromo José Carlos Pace, ou simplesmente Interlagos, como um circuito empolgante e desafiador (o que é verdade). Mas o que nem todos sabem é que a pista paulista tinha outro traçado até 1989, quando as autoridades da época decidiram modificar grande parte do circuito.
Confesso que não me recordo de nenhuma corrida disputada antes dos anos 1990 – por conta da minha idade -, mas graças à tecnologia podemos ver que existiam inúmeras diferenças entre as duas fases de Interlagos.
A foto áerea acima retrata o autódromo em 1958, dezoito anos após sua inauguração. Alguns pontos característicos do traçado atual, como o famoso “S” do Senna, sequer existiam e os carros de corrida levavam cerca de 2 minutos e meio para completar uma volta.
Hoje, infelizmente, pontos como a antiga Curva do Sargento e a Ferradura não são mais utilizados pelos veículos de competição. Uma pena, já que lá fora circuitos como Nürburgring, na Alemanha, preservam sua história ao conservaram seus antigos traçados intactos.
Até a próxima!
Vitor
Confesso que não me recordo de nenhuma corrida disputada antes dos anos 1990 – por conta da minha idade -, mas graças à tecnologia podemos ver que existiam inúmeras diferenças entre as duas fases de Interlagos.
A foto áerea acima retrata o autódromo em 1958, dezoito anos após sua inauguração. Alguns pontos característicos do traçado atual, como o famoso “S” do Senna, sequer existiam e os carros de corrida levavam cerca de 2 minutos e meio para completar uma volta.
Hoje, infelizmente, pontos como a antiga Curva do Sargento e a Ferradura não são mais utilizados pelos veículos de competição. Uma pena, já que lá fora circuitos como Nürburgring, na Alemanha, preservam sua história ao conservaram seus antigos traçados intactos.
Até a próxima!
Vitor
2 Comentários:
E aí Vitor, como vai; tudo beleusma?
Se serve de consolo, o traçado atual de Interlagos contorna metade da Ferradura, só que na contramão. É o atual Laranjinha. A antiga Curva do Laranja passava mais por fora, e atualmente serve de área de escape pro Laranjinha!
Situação parecida com a Curva do Sol, que é quase igual à antiga, só que atualmente é feita na "contramão".
De qualquer maneira, o traçado original é infinitamente mais desafiador, nas palavras de quase todos que puderam competir em ambos...
[]s!
O traçado antigo de Interlagos era único e, infelizmente, foi destruído sem perdão nas reformas de 1989. Uma pena... logo no ano em que eu nasci! Nem tive chance de conferir Interlagos em seu auge...
Vitor,
Obrigado pelas suas visitas ao meu Blog, valeu mesmo!
Grande abraço,
Gustavo Coelho
Postar um comentário