Ford Focus 2008: feliz coincidência
Demorou, mas vai chegar. Após quase oito anos de mercado sem alterações, o Ford Focus ganhará uma nova geração, idêntica à apresentada no último Salão de Frankfurt. A decisão, rara no mercado brasileiro, colocará o médio em sintonia com a Europa uma geração depois, pois o “nosso” Focus já havia passado por uma reestilização que jamais chegou por aqui. Como acontece hoje, o carro virá diretamente da planta de Pacheco, na Argentina.
Apesar de seguir a cartilha do desenho “Kinetic”, inaugurado pelo Mondeo e presente também em modelos nacionais como o Novo Ka, as linhas básicas do veículo permanecem as mesmas. A traseira, considerada como controversa por muitos, exibe as características lanternas elevadas, mas em formato mais afilado e comportado. Já na dianteira, notam-se maiores alterações, especialmente na ampla tomada de ar em forma de boca, presente também no ainda conceito Verve (que deve inspirar o futuro Fiesta). O interior ficou mais conservador em relação ao seu antecessor tupiniquim, com traços mais convencionais. Para completar, os vincos estão presentes por toda a carroceria, e dão a sensação de movimento ao carro.
Mas, como nem tudo é perfeito, o Focus Made in Argentina não será exatamente igual ao do Velho Continente. Os felizardos motoristas europeus contam com a caixa manual automatizada de dupla embreagem, sistema semelhante ao consagrado câmbio DSG adotado no Golf V e Audi A3. Pelo menos devemos contar com o mesmo propulsor Duratec de 2-litros que equipa o estiloso Volvo C30 e que por aqui está presente no EcoSport XLT. O lançamento deve desembarcar por aqui a tempo de ser uma das principais estrelas do Salão do Automóvel, que acontece em outubro.
Até a próxima!
Vitor
3 Comentários:
É, já estava na hora. O Focus era um desses carros que eu achava que jamais iriam mudar. Antes tarde do que nunca, não é mesmo?
Aliás, estive hoje numa concessionária da Renault para a revisão do meu glorioso Cliozinho, e pude conferir de perto o novo Sendero. O carro é bonitinho mesmo! De longe não parece, mas o porta-malas do Sendero é enorme! Parece ser um ótimo carro de família...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Acho que ficou mais bonito...
Vitor, o comentário que fiz no post anterior não apareceu. Será que houve algo errado?
Esse novo Focus tem a frente muito bonito, mas em compensação, a traseira ficou feia pra caramba. Sei lá se a Ford quis dar um ar conservador no desenho inovador (pelo menos pra época quando o 1º modelo foi lançado...) e o resultado ficou feio pra caramba.
Abrass.
Wagner Brandt
Postar um comentário