quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Dia de Piloto em Interlagos: quero mais!





Inesquecível. Essa é a palavra que melhor descreve o “Dia de Piloto”, um dos cursos do Centro de Pilotagem Roberto Manzini, ministrado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Só para se ter uma idéia, pelas mãos dos instrutores do curso já passaram pilotos como Cacá Bueno (atual bicampeão da Stock Car), Augusto Farfus Jr. (atualmente competindo pela BMW no WTCC) e Felipe Massa, que dispensa comentários. Não era difícil imaginar que o dia prometia.

Depois de uma rápida apresentação, partimos para as atividades na pista, mais precisamente no antigo traçado do circuito paulistano. O primeiro exercício foi um slalom, realizado a bordo de um Mégane Sedan 1.6 16V. Confesso que, como quase tudo na vida, tudo parece mais fácil do lado de fora. Ao volante, alguns cones são inevitavelmente derrubados, mas com o passar do tempo a confiança cresce e a brincadeira fica ainda mais divertida.

Logo a seguir, novamente com o Mégane, testamos a eficácia dos freios ABS. A atividade consistia em atingir os 80 km/h, em 3ª marcha, e frear com toda a força possível ao avistar um cone - devidamente chutado por um instrutor - que fazia o papel de um pedestre desatento atravessando a frente do veículo. A frenagem era realizada em pista molhada e o grau de dificuldade aumentava gradativamente, testando o tempo de reação dos motoristas. Para felicidade geral da nação, nenhum pedestre, ou melhor, cone foi sacrificado.



Mas a cereja do bolo viria mesmo no período da tarde. Após as explicações técnicas, seguimos em comboio rumo aos boxes do autódromo. A adrenalina (e a expectativa) crescia à medida que nos aproximávamos do local. Fomos apresentados aos instrutores, todos eles com currículos respeitáveis nas pistas, como Alan Hellmeister (piloto da Stock Car V8 em 2007), Norberto Gresse (campeão da Stock Car Light 2007) e Thiago Riberi (campeão da Stock Car Junior), e logo partimos para uma volta a bordo de um Renault Sandero conduzido por um instrutor para conhecermos melhor o traçado.

Em seguida, era chegada a grande hora: de balaclava e capacete e acomodado em um veículo preparado para competição, 4.292 metros esperavam para ser devorados. A saída foi suave, respeitando o limite de velocidade nos boxes. A primeira volta foi realizada com certa cautela, para conhecer o carro e familiarizar com o circuito e sua ampla variedade de curvas e retas.

Aos poucos, o pé direito começa a ficar um pouco mais pesado, e o coração bate mais forte. Interlagos é, realmente, uma pista excitante. O trecho de declive que liga o Mergulho à Junção (e que antecede a Subida dos Boxes) é realizado com pé embaixo, situação que se repete na saída do “S” do Senna e principalmente na curva do Laranjinha. Não demora muito para que um filme comece a passar em sua cabeça, relembrando das clássicas tomadas onboard da Fórmula 1. A diferença é que, vejam só, sou eu quem estou ao volante!

As duas retas, especialmente a reta oposta, permitem velocidades mais altas. Confesso que não me ative muito ao painel de instrumentos, mas das poucas vezes em que o observei, lembro de ter atingido algo em torno de 140 km/h, 150 km/h. Velocidade não muito alta, diriam alguns, mas pouco importa. Como bem disse o Zé David, instrutor do curso, o importante era curtir o momento e “matar o tesão de guiar em Interlagos”.



A sensação ao sair do carro era indescritível. Uma mistura de emoções incomparáveis, alegria, êxtase, euforia. Não foi a minha primeira experiência em Interlagos (já que havia participado do Quatro Rodas Experience), mas foi minha primeira vez a bordo de um carro de competição “de verdade”. Incrível.

E para fechar com chave de ouro, que tal uma Flying Lap na companhia de quem entende do assunto? Como um convite desses não se pode recusar, logo me sentei no banco concha do passageiro e afivelei o cinco de quatro pontos. Ao meu lado, Alan Hellmeister, que já havia me acompanhado anteriormente. As voltas em altíssima velocidade foram simplesmente sensacionais, uma amostra da perícia e habilidade do piloto paulista.

A Reta Oposta foi engolida a quase 190 km/h, e a Descida do Lago já se aproximava quando Alan reduziu da 5ª para a 3ª marcha e jogou o carro de lado. Muito mais emocionante do que qualquer drift. O ponto de frenagem estabelecido para nós era ignorado por ele, pilotando no limite da razão. Mesmo assim, sua precisão me impedia de sentir qualquer medo. O ponteiro voltaria a beliscar os 200 km/h na reta mais uma vez, sempre com a velocidade (e a adrenalina) lá no alto. E foi assim até chegarmos novamente aos boxes.

É, foi um dia realmente memorável. São Pedro, grande camarada, segurou a chuva até o momento em que deixamos o local. Mais do que carros e velocidade, a certeza de ter conhecido profissionais altamente gabaritados e competentes fez tudo valer a pena. Fiz uma promessa de que voltarei ao Centro de Pilotagem para realizar o curso integral daqui a alguns anos. E confesso: mal posso esperar para este dia chegar.

Até a próxima!

Vitor

8 Comentários:

Priscilla Bar disse...

Carácoles!!!!!Que loucura Vitor!!!!

Que invejaaaaaaaaaaa!Mas é sadia tá?!rs

Sem palavras...

Muito bacana....

Quero ir!quero ir!quero ir!rs

Blog F1 Grand Prix disse...

SENSACIONAL! Bem que você disse que eu ia gostar do post, Vitor!

Cara, cheguei a ver a propaganda desse curso da Renault, mas não achei que era algo tão legal assim! Da próxima vez vou ler com mais atenção hehehe...

Agora, a pergunta que não quer calar: quantos segundos você tomou do Hellmeister hein hahaha?

Brincadeiras à parte, excelente o texto. Quem sabe no futuro eu não possa escrever um contando a minha experiência...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Juliano "Kowalski" Barata disse...

Muito bom o texto Vitor... estarei lá na próxima terça. Confesso que não estava esperando muito do curso de um dia, mas agora mal espero pra próxima semana começar! []s!

SAVIOMACHADO disse...

Vitor... Cara... Que maravilha!!! Que maravilha!!! Eu recebi o convite para participar da promoçao. Me inscrevi mas nao foi dessa vez. Um dia eu chego lá né? Muito legal o post Vitor, parabéns. Parabéns também pelo evento. Com certeza algo que você jamais esquecerá. Eu nao esqueceria. Ficou ótimo a filmagem de dentro do carro. Você conseguiu passar muita emoção!Obrigado pela lembrança.
Ah! Fiz o test Drive no Sandero. Gostei muito do design do carro, da performance do motor. Muito bom. Mas ainda achei um pouco caro. Vamos ver como fica no futuro o comportamento da Renault. Acho que seus produtos vão melhorar de preço. Então acho que agora nao é hora de comprar. Vamos aguardar.
Parabéns pelo Post Vitor. Muito bom mesmo e obrigado. Você tem sido muito atencioso. Pena eu nao poder postar mais. Tenho andado ocupado com a minha mudança que fiz a pouco. Mas tudo vai se ajeitar.
Um grande abraço.

SAVIOMACHADO

Renato Bellote disse...

Olá Vitor,

Belo texto e belas imagens.
Já coloquei no ar.

abs.

RENATO MANZINI disse...

Vitor boa tarde!!!
É com satisfação que escrevo,para parabenizá-lo pelo texto e video.
Atingimos o objetivo que era passar emoção com segurança.
Te vejo em outros eventos
Renato Manzini

Felipe Maciel disse...

Sensacional, Vitor! Já me arrepiei só de ler o texto, estar lá deve ser algo impressionante realmente. Parabéns! Não é qualquer que tem essa chance.

Eu havia indicado a promoção para um amigo, e ele disse que também estará lá, no dia 22. Agora terei duas pessoas para invejar ;)

Demais o post!
vlw
Abração

Vitor disse...

Bom, respondendo a todos:

Priscilla: como você me pediu, vou colocar mais fotos sim, pode deixar!

Gustavo: garanto que tomaria uma(s) volta(s) do Hellmeister fácil, fácil!

Juliano e Bellote: não percam o curso por nada desse mundo!

Sávio: cara, muito obrigado pelos elogios! O Sandero é realmente um ótimo carro, embora eu só tenha guiado o Mégane, um senhor carro também!

Renato:puxa, quanta honra em tê-lo por aqui! Obrigado pelos elogios e principalmente pela paciência, sem dúvida a equipe é uma das mais competentes do país! Espero vê-los por aí também, um abraço!

Obrigado a todos que comentaram aqui!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO