terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Avaliação: Volkswagen Polo Sedan



Hoje em dia, poucas opções oferecem qualidade a um preço justo. Felizmente, ainda há raras exceções ao alcance do consumidor, e a linha Polo é uma delas. Lançado no país em 2002, poucos meses após sua estréia na Europa, o hatchback inaugurou o segmento de compactos premium, com uma construção esmerada e que remete ao seu “irmão” mais velho Golf. Mas o design acanhado, com faróis semelhantes ao Mercedes-Benz Classe E, impediu que o carro decolasse.

Entretanto, tudo mudou em setembro de 2006, quando a Volkswagen trouxe para cá a reestilização realizada no Velho Continente. Além de itens inéditos na categoria, como o sensor de estacionamento traseiro, o desenho mais esportivo agradou em cheio. Não demorou muito para que o hatch e, principalmente, o sedan superassem as expectativas de vendas da própria marca. Diante do sucesso, o Motor Haus avaliou a versão três-volumes para descobrir se tamanho êxito realmente é justificável.

A primeira impressão é positiva. As novas linhas fizeram bem ao carro, deixando-o com um ar mais elegante e imponente, especialmente por conta dos novos faróis e lanternas. A dianteira exibe a tradicional grade em “V”, marca registrada da VW, enquanto que a traseira ganhou um discreto aerofólio que, apesar de sutil, contribui para um visual esportivo. No geral, o Polo Sedan lembra modelos maiores da marca, como o Jetta.

Mas é por dentro que a denominação “premium” se justifica. O nível de acabamento é superior ao de todos os seus concorrentes diretos (e até mesmo dos indiretos, como o Honda Fit), com materiais de boa qualidade nas portas e painel. A preocupação é tamanha que até os porta-objetos espalhados pelo habitáculo possuem um revestimento emborrachado para minimizar eventuais ruídos. O bom acabamento estende-se também ao porta-malas de 432 litros e a sensação de requinte aumenta ainda mais com os bancos revestidos em couro bege, como no exemplar avaliado.

O painel exibe linhas simples, porém belas, como reza a cartilha alemã. Novamente, os pequenos detalhes fazem toda a diferença, como a iluminação azulada e o charmoso porta-copos localizado próximo ao passageiro. O lado racional do Polo Sedan é reforçado até por itens invisíveis a olho nu, como a tecnologia de solda a laser, que garante maior durabilidade à carroceria, e as chapas de espessura variável, recurso que contribui com a eficácia das zonas de deformação programáveis.

Mas não pense que o carro dispensa o lado emocional. A combinação motor e câmbio é feliz, “culpa” da ótima transmissão MQ-200, a mesma utilizada no Fox e Golf. Os engates são macios e precisos, e possibilitam tanto uma condução tranqüila quanto uma tocada mais esportiva, como comprovamos durante um test-drive nas ruas da zona oeste da capital paulista. Apesar dos 101/103 cv, o propulsor de 1,6 litro tem respostas rápidas e é esperto em baixas (e altas) rotações.

Defeitos? O espaço para os ocupantes do banco traseiro não é dos melhores, especialmente para o passageiro do meio, e o capô não é mais sustentado por um amortecedor a gás, que cedeu espaço para a arcaica vareta. É fato que este texto pode até parecer um pouco tendencioso ao enaltecer tantas virtudes e destacar poucas deficiências, mas não há muito o que fazer. Afinal de contas, o Polo Sedan é um ótimo carro.

Até a próxima!

Vitor

8 Comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Acho que essa sua última frase resume tudo: o Polo parece ser um ótimo carro mesmo! Ele estava precisando de uma "retocada". Pelo visto, essa nova versão tem tudo para dar trabalho para a concorrência.

Falando do visual, achei que o Polo lembra bastante o Jetta, como você até menciona também. E a Volkswagen fez certo ao trocar o desing dos faróis, que eram estranhamente parecidos com o do Classe E.

Vamos ver agora se o Polo dar certo. Se eu fosse consumidor dessa faixa dos "compactos premium", o Polo estaria no topo da minha lista!

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

pow man, vc nao tem nocao de como eu tou louco pra comprar um polo sedan, agora com esse teu post ae q a vontade aumentou... ei so me diz uma coisa, q versao era essa ? adorei esses bancos de couro com essa cor dupla. Ah, outra coisa, esse couro tbm ta na porta do carro (no forro da porta) ? vlw... te+

Vitor disse...

Hudson, a versão avaliada é a top de linha Comfortline equipada com todos os opcionais, incluindo airbag duplo, sensor de chuva e o tilt-down (que direciona o espelho retrovisor direito pro meio-fio quando a marcha a ré é engatada).

E sim, o revestimento em couro - chamado pela VW de Couro Fendy - está em todas as portas. Aliás, ele tem uns furinhos na costura dos bancos e um enxerto de tecido para ventilar melhor as costas.

Volte sempre ao Motor Haus e fique à vontade para comentar sempre que quiser!

Abraço!

Anônimo disse...

brigadao pela resposta vitor... agora so mais uma duvida, esse tal de couro fendy é esse de duas cores q ta nos bancos ae na foto ? se for esse eu vo comprar ele com couro :D

(nao gosto de couro preto :P)

Vitor disse...

Sim, o Couro Fendy é esse mesmo,a VW não oferece couro preto no Polo.

Um abraço!

WBrandt disse...

Putz!!! O Polo Hatch é meu sonho de consumo cara!!! Quanto ao comentário parecer meio tendencioso, não é não, quem gosta e conhece um pouquinho que seja sobre carro, reconhece que esse é um puta carro.
Abraço.

Wagner

Unknown disse...

Realmente o carro é isso que se diz no Blog (eu tenho um com 5 mil Km !!!). Antes de comprar, pensei em pegar um Punto, mas como a fiat não tem acertado muito em seus carros (corre boato que o Stilo já vai sair de linha), com exceção do Pálio, eu preferi ficar com o Polo sedam. Só acho que a VW poderia ter colocado retrovisores com seta, como existem no Jetta. Muito legal o blog !!!

Léo Scartezzine disse...

O meu é igual ao da ilustração (menos os bancos de couro -. Ele é realmente muito bonito e o texto é fiel quanto aos elogios ao acabamento. Para os mais comportados eu diria que ele poderia ser mais silencioso e com um câmbio menos rude. Para os esportista eu confesso que já cravei 215 kms entre Uberaba e Ribeirão Preto. Os pneus aro 15 exibiram estabilidade.Para todos eu diria que ele é econômico e e tem o melhor som de carros de série.Isso aí.

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