terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Autostadt: o sonho de todos nós!



Um legítimo cartão postal alemão. Essa é a moderna fábrica transparente da Volkswagen localizada em Dresden. A cidade, famosa por suas opções culturais e pelas belezas naturais, abriga um amplo complexo batizado de Autostadt (ou Cidade do Carro), uma verdadeira Disneylândia para os aficionados por automóveis.

O local possui espaços dedicados a todas as marcas do grupo, como Audi, Bentley e Bugatti. Museus, restaurantes e várias outras atrações fazem parte do roteiro, mas sem o “american way of life” que caracteriza a casa do simpático rato de Walt Disney. Mas, diversões à parte, as atenções se voltam para o belíssimo edifício construído em uma área de 8,3 hectares localizada na região da Saxônia. De fato, tudo lá dentro parece saído de um filme de ficção científica e lembra qualquer coisa, menos uma fábrica.

Criada para a produção do Phaeton - o modelo top de linha da marca -, todos os funcionários trabalham com uniformes limpos em um local igualmente impecável. As peças são transportadas por trens que percorrem uma linha exclusiva que liga o centro logístico diretamente com a fábrica. Os componentes são entregues dentro das próprias dependências da Autostadt, e percorrem o local sem a necessidade de empilhadeiras. Esses são apenas algumas das bossas do local, um verdadeiro show de tecnologia.

A entrega do veículo ao seu comprador é um dos pontos altos. No ato da compra, o proprietário pode optar por retirar o seu carro no complexo, escolha de grande parte dos alemães que adquirem um Volkswagen. A decisão se justifica pelo tratamento dispensado a cada um dos clientes, que, além de aproveitar as atrações do parque, usufruem de todo o luxo da sala VIP.

O toque final está justamente no engenhoso mecanismo robotizado que “busca” o veículo em uma gigantesca torre que armazena modelos de todos os tipos e preços da VW, desde um Fox até um suntuoso Touareg. Se as vendas do Phaeton não corresponderam nem de longe às expectativas da cúpula de Wolfsburg, o mesmo não se pode dizer da Autostadt, uma verdadeira atração turística de um país fascinante por natureza.



Nota do editor: cabe aqui uma opinião deste blogueiro que vos fala. Apesar do fracasso, o Phaeton é realmente um dos melhores veículos já produzidos no mundo. Palavra de quem teve a oportunidade de conhecer e, pasmem, até mesmo acelerar um dos dois exemplares de 6-litros e 12 cilindros em W (!) existentes no Brasil.

Auf Wiedersehen (ou, se preferir, até logo)!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO