domingo, 16 de dezembro de 2007

Apresentação: Renault Sandero


Foto: Vitor Matsubara



Um dos lançamentos mais importantes da história da Renault no país. Esse é o Sandero, hatchback apresentado à imprensa no último dia 26 e que vem para brigar com concorrentes como Volkswagen Fox e Fiat Palio. E, em mais uma iniciativa inédita no Brasil, o Motor Haus conheceu o veículo antes mesmo da rede de concessionários da marca, que ainda não receberam o carro em seus estoques. Portanto, caro leitor, sinta-se privilegiado!

O Sandero é muito mais do que um Logan sem traseira. A olho nu, quase tudo difere do sedan projetado pela Dacia, mas componentes como a plataforma é a mesma utilizada no três-volumes e em outros modelos europeus da marca. Felizmente, a Renault optou por um desenho mais harmonioso e moderno do que o seu “irmão”. Segundo Vicent Pedretti, chefe de design da montadora na América Latina, o projeto do Sandero foi idealizado para “transmitir uma ‘latinidade’, um espírito alegre e ser um carro sexy”, característica que a Renault também deve empregar em seus próximos modelos. De fato, o carro agrada muito mais ao vivo do que nas fotos.

E se o carro já é atraente em sua versão de fábrica, o kit Sport realça ainda mais suas linhas. Composto por spoilers dianteiro e traseiro (este com uma peça que simula um extrator de ar), rodas de liga leve, saias laterais e aerofólio, os acessórios dão um visual mais esportivo ao hatch, realçado ainda mais pela cor vermelha do exemplar das fotos. Uma aparência condizente com um carro desenvolvido para um consumidor de perfil jovem e sem filhos, bem diferente do cliente que compra o Logan, veículo mais voltado para as famílias.

Mas é por dentro que o Sandero se destaca. Se o painel é praticamente o mesmo do Logan, o mesmo não se pode dizer de seu acabamento, que aparenta ser mais esmerado do que o sedan. Por conta da grande distância entre eixos (2,59m, maior até do que veículos de segmento superior), o espaço interno é amplo, especialmente para os ocupantes do banco traseiro. Altura e largura também são superiores à concorrência e o porta-malas comporta 320 litros.

Defeitos? A incômoda posição escolhida para o comando dos vidros elétricos, situado entre os bancos dianteiros como nos demais modelos da marca, e a localização do estepe, que facilita eventuais furtos do pneu. O nível de ruído, alvo de críticas por parte da imprensa especializada, não pôde ser aferido durante a apresentação realizada na agência Salem, na zona sul de São Paulo (SP). Claro que ainda é cedo para qualquer tipo de previsão, mas o Sandero deve sacudir o mercado de hatchbacks. Afinal, predicados não lhe faltam.

Até a próxima!

Vitor

4 Comentários:

SAVIOMACHADO disse...

Divino!! Vou comprar um pra mim. Vou esperar uma grana que vou receber e vou me atirar num Sandero!!! Se Deus quiser! Parabéns pelo post. Muito bom Vitor!! Muito bom!!!
Abração!!
SAVIOMACHADO

Renato Bellote disse...

O vídeo e o tópico ficaram bem legais.

abs

Roger disse...

Esse carro é muito show!
Saviomachado, deixe um pra mim, eu também quero!!!
abraxx

Felipe Maciel disse...

Sensacional, Vitor, curti muito o vídeo.
Valeu pelo furo!
O Sandero parece mesmo ser um bom carro.

abs

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO