domingo, 11 de novembro de 2007

Viper SRT 10 ACR: veneno na pista!



Pura adrenalina. Um dos símbolos da indústria automotiva norte-americana, o Dodge Viper embalou sonhos de uma geração de adolescentes. Sua esportividade visceral e a agressividade de suas linhas fez do bólido um das estrelas de pôsteres, juntamente com o Lamborghini Diablo. Figura raríssima nas ruas brasileiras, o Viper foi apresentado ao mundo no Salão de Detroit de 1989, ainda como carro-conceito. A ótima aceitação por parte do público foi o sinal verde para que, três anos mais tarde, a víbora enfim entrasse em produção.

O enorme propulsor V10 gerava 455 cv de potência, suficientes para atingir os 290 km/h e partir da imobilidade até os 96 km/h em 4,5 segundos. Em 2002, o mito ganhou uma nova geração, incrementada pela versão SRT-10 de colossais 600 cavalos. Tudo “culpa” do novo motor de 8,4 litros e 10 cilindros em “V”, que gera um torque de nada mais, nada menos do que 77,4 kgfm!

Agora, o grupo Chrysler apresenta no Salão de Los Angeles, que abre suas portas no próximo dia 16, uma versão ainda mais apimentada da máquina. Batizado de SRT 10 ACR (sigla para American Club Racer), trata-se de um modelo que pode trafegar tanto nas ruas quanto fora delas, mais precisamente nas pistas. As mudanças se concentram na aerodinâmica do Viper, reforçada por defletores aerodinâmicos e um enorme aerofólio traseiro que “grudam” o esportivo no chão. Juntamente com a nova suspensão e o sistema de freios, o novo kit aliviou 18 quilos no peso total da víbora.

Motorização e interior permanecem inalterados, algo que não atrapalha em nada o comportamento do modelo nas pistas. Para os interessados em entrar na fila de espera, um aviso: o novo Viper deve chegar ao mercado norte-americano no final do primeiro semestre de 2008. Por aqui, só por meio de importadores independentes.

Até a próxima!

Vitor

2 Comentários:

Felipe Maciel disse...

Maneiro o post, Vitor, me amarro em Viper!
Perfeita a sua análise quanto ao estilo do carro e às suas linhas, o Viper é o bicho mesmo.

Valeu
Abração

Blog F1 Grand Prix disse...

Cara, essa nova versão do Viper vai ser de arrepiar mesmo. Ainda bem que lançaram a GT3 há pouco tempo. Além de Viper, ainda dá para conferir Lamborghini Gallardo, Porsche 997 e Ferrari F430, por exemplo. Pena que a categoria ainda seja tão pequena...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO