segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Conservando os pneus do seu carro!

Conversando com um amigo algum tempo atrás, ele comentava comigo: "- Os pneus do meu carro não duram nada! Ouvindo perguntei a ele: "-Você já levou seu carro para fazer alinhamento e balanceamento alguma vez?" Ele me respondeu: "- Ah isso não serve para coisa alguma!"

Pois bem, ao contrário do que muita gente pensa, esses são alguns dos cuidados fundamentais para que se possa desfrutar da vida útil completa dos pneus. Apresentaremos os simples cuidados que devem ser tomados para que os pneus duem muitos e muitos quilômetros.


Calibragem dos pneus

Verifique periodicamente a pressão. Uma olhadinha no manual do propietário é fundamental nessa hora! Geralmente a calibragem varia de acordo com a quantidade de passageiros ou carga que será carregada no carro, também é normal que a pressão dos pnus diranteiros seja diferente dos pneus traseiros.

Quando a pressão esteja incorreta, ocorre desgaste irregular do pneu, como podemos ver nas imagens abaixo:




Pressão alta: desgaste
excessivo da parte central
da banda de rodagem



Pressão Baixa: desgaste
das laterais do pneu



Alinhamento e balanceamento

O alinhamento deve ser feito em média a cada 5.000km. Trepidações, buracos, encostadas na guia podem provocar desalinhamento das rodas, o que causa o desgaste excessivo dos pneus além de problemas na direção e instabilidade durante a frenagem do carro.

Já o balanceamento tem a função de compensar possíveis deformações no pneu ou roda através do uso daqueles "chumbinhos" que são fixados nas rodas. Um carro desbalanceado pode ter seus amortecedores, terminais de suspesão e pnaus gastos prematuramente. Além disso quando você estiver em velocidades maiores, sentirá o volante do carro trepidando e uma certa perda de estabilidade do veículo. Deve ser realizado a cada 5.000km.


Acelerações e curvas

Se você tem o "pé pesado" pense que um dos componentes que mais sofrerá são os pneus! Arrancadas ou frenagens bruscas provocam desgastes maiores ao pneus. Sabe aquela curva que você adora entrar acelerando até fazer o pneu "cantar"? Ela é uma das maiores inimigas do nosso amigo de borracha vulcanizada!


Rodízio de pneus

Sempre que notar desgaste irregular dos pneus, procure uma loja de pneus ou borracharia para realizar o rodízio dos pneus. Cada caso é um caso. Se o rodízio for feito incorretamente pode trazer sérios riscos aos passageiros e condutor provocando instabilidade ao dirigir o veículo.

Se você seguir essas dicas simples, com certeza evitará desgastes necessários nos pneus e componentes da suspensão, além de garantir segurança em viagens e trajetos urbanos!


Abraço a todos!

Guilherme Prado

3 Comentários:

SAVIOMACHADO disse...

Fantástico meu amigo Vitor!! Fantástico. Excelente dica!! Estou sempre de olho na calibragem dos meus pneus. Realmente se não tivermos um cuidado nesse detalhe os pneus vão rapidinho!
Um grande abraço.

SAVIOMACHADO

Priscilla Bar disse...

MotorHaus também é cultura!Valeu Guilherme!

Beijos

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO