terça-feira, 23 de outubro de 2007

Picape EcoSport: verdade ou mentira?


Projeção: Vitor Matsubara/ Interpress Motor

Novidades não vão faltar para 2008. Além dos lançamentos previstos até o final do ano, como as picapes Mitsubishi L200 Triton e a renovada Nissan Frontier (que não aposenta a atual), o próximo ano reserva muitas estréias, sendo algumas delas muito aguardadas pelos amantes de carros. E a Ford, atualmente a quarta colocada no número de veículos vendidos no país, revelou seus planos para o ano que vem.

Durante a coletiva de imprensa do EcoSport, o atual presidente da empresa no Brasil, Marcos de Oliveira, limitou-se a dizer que a marca do oval azul reserva quatro novos produtos para 2008, mas sem revelar quais são. Um deles será o esperado Projeto B402, conhecido também como Novo Ka e que deve ser mostrado à mídia especializada ainda nesse ano. Segundo apurou o site Interpress Motor, Antonio Baltar, gerente de produto da Ford, afirmou que o carro tem porte semelhante ao Gol e vem para bater de frente com o Celta. Daí a opção apenas pela carroceria de duas portas.

Os outros três lançamentos da montadora norte-americana ainda permanecem como mistérios, mas devem ser o Novo Focus em versões hatch e sedan e possivelmente uma versão picape do jipe EcoSport, que viria para substituir, enfim, a defasada Courier. O médio deverá ser o mesmo modelo apresentado recentemente no Salão de Frankfurt (um caso raro de sintonia entre Brasil e Europa, espera-se), e sua fabricação continuará sendo realizada na planta de Pacheco, na Argentina. Como principais diferenças em relação ao “nosso” atual Focus, o novo é 19 cm mais longo no comprimento total e 3 cm na distância entre eixos.

Já sobre a possível variação picape do Eco, mostrada em projeção acima, pouco se sabe. “Não há nada programado nesse sentido”, declarou Oliveira ao mesmo site citado anteriormente. Mas trata-se de um projeto viável e, até onde se sabe, especulado desde a data de lançamento da primeira geração do SUV compacto. Afinal, a veterana Courier já entra em seu décimo ano de vida sem maiores alterações (salvo uma reestilização dianteira em 2000) e não consegue mais competir em pé de igualdade com suas rivais Strada, Montana e Saveiro. Seria uma solução mais do que bem-vinda para dar uma incrementada nas vendas da Ford, especialmente no segmento de picapes, tão tradicional dentro da fabricante de Michigan.

Até a próxima!

Vitor

4 Comentários:

Guilherme Lopes disse...

Victor, o novo Ka infelizmente só tem duas portas pois o projeto original do Ka não permite e não por conta dos concorrentes...
Hoje a preferência é claramente pela versão 4 portas, que vem sendo desenvolvida mas levará um bom tempo até chegar ao mercado.
A pick-up Ecosport é um projeto viavel pela base, mas inviável pela capacidade de produção da Ford na Bahia, que já está no limite.
O mesmo não ocorre com a planta de São Bernardo que tem capacidade produtiva de sobra para isso.
É mais provavel que invistam na Courier ou outro projeto derivado do Fiesta antigo do que numa Eco pick-up, que seria muito interessante, como mostra sua bela projeção.
Abraço!

Vitor disse...

Guilherme, antes de mais nada, obrigado pelos elogios. Uma rápida pesquisa na Internet diz que a base do novo projeto da Ford é a do antigo Fiesta Street, e não a do Ka (apesar deste usar esta mesma plataforma, porém encurtada). Pouco se sabe sobre a veracidade das informações, porém, se for verdade, o B402 pode ter quatro portas. Mas, pelo que diz a Quatro Rodas, a opção pela carroceria de duas portas se deu para evitar canibalização com seu irmão mais velho.

Abraço!

Guilherme Lopes disse...

http://www.autodiario.com.br/?sc=2&m=456
Vitor, o entre-eixos continuará igual ao do Ka atual, um dos melhores da categoria. O que propicia o bom comportamento dinâmico do Ka hoje é o bom entre-eixos. O entre-eixos do Fiesta Street e do Ka são iguais...
A carroceria muda principalmente a partir da parte de trás.
Quanto a canibalização com o Fiesta, faz sentido sim. Pelo menos na GM o Celta custa pouca coisa a menos que um Corsa 4p.
Abraço!

Anônimo disse...

Realmente não acho uma boa idéia.

abs,
R. Bellote

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO