quinta-feira, 25 de outubro de 2007

L200 Triton: picape sim, mas com estilo



Cidade ou fora-de-estrada? Apesar de grande parte dos proprietários de picapes sequer utilizar recursos como tração reduzida e 4x4 (o mesmo ocorre com os compradores de SUV), todos sabem que seus veículos podem, sim, encarar lamaçais. Mas, na maioria dos casos, o máximo que esses carros enfrentam são estradas não asfaltadas. O que os motoristas buscam ao adquirir esses modelos é a sensação de segurança imposta pela posição de dirigir, mais elevada. Tudo isso para encarar a “selva de pedra” das grandes metrópoles.

Foi sabendo disso que, em 2005, a Toyota promoveu o lançamento de uma Hilux completamente renovada e que fugia completamente à filosofia da picape. O que antes era um robusto utilitário concebido para encarar trabalho pesado, hoje se transformou em um carro de passeio. As linhas modernas e que remetem ao maior sucesso da marca, o Corolla, além do interior confortável, são apenas duas características que atestam a metamorfose do veículo. Até mesmo luxos inimagináveis para uma Hilux, como a transmissão automática, foram adotados na nova geração da picape, originalmente lançada na Tailândia.

E é de lá que vem as próximas novidades no segmento: a Nissan Frontier, com o mesmo conjunto dianteiro do Pathfinder e importada diretamente do país asiático, e a Mitsubishi L200 Triton, esta última made in Catalão (GO). Carregando um sobrenome de respeito, a picape trilha – com o perdão do trocadilho – o mesmo caminho de sua compatriota e é mais um caso de “desvio de personalidade”: seu design consegue sair mais ousado do que a representante da Toyota, o que a aproxima de fato dos carros de passeio.

A dianteira apresenta traços fortes, semelhantes ao estilo adotado em modelos mais recentes da marca, como o Outlander. Em contrapartida, a mesma robustez falta na traseira, tímida se compararmos com o conjunto do carro. Por dentro, como na Hilux, você só vai se lembrar que está em uma picape ao olhar para frente. O painel de instrumentos também lembra muito o da Toyota, inclusive na disposição de alguns comandos.

Freios com sistema ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), airbag duplo, tração nas quatro rodas e computador de bordo são itens de série em todas as versões. A configuração básica, que começa em R$ 109.990, vem equipada com transmissão automática e um propulsor V6 de 3,5 litros a gasolina que gera 200 cv. As duas outras versões, vendidas a R$ 114.990 e R$ 119.990, podem vir com caixa manual ou automática e são equipadas com um motor de 3,2 litros e injeção direta de combustível, entregando 163 cv. É, parece mesmo que, de agora em diante, as picapes terão de se adaptar ao seu novo habitat: a cidade.

Até a próxima!

Vitor

2 Comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Nossa, eu ia demorar uma semana parando esse carro na vaga hehehe.

De qualquer maneira - para quem gosta desse tipo de modelo - parece-me uma ótima escolha. Só gostaria de saber qual seria o consumo médio de combustível, porque essas picapes bebem bastante...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Guilherme Lopes disse...

Também gostei muito da Triton.

O preço está dentro da média do segmento... achei bem cara, mesmo que tenha muitas novidades. Claramente estão aproveitando pra aumentar os lucros.

Acho que se fosse pegar uma caminhonete hoje seria um Hilux SR 4x4.

A Frontier SEL também vai ser nota 10.

Abraço!

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