sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Audi Metroproject: surge o pequeno A1


Surpresa! Aos poucos, o Salão de Tóquio vai adquirindo status de palco de novidades mundiais, especialmente se os lançamentos vierem do Grupo Volkswagen. Em 2005, a marca apresentou o Polo GTI, que mais tarde ganharia o mercado europeu. Neste ano, todas as atenções devem se voltar para a Audi, que aproveita a feira nipônica para exibir o Metroproject Quattro.

Mais do que um carro-conceito, o hatchback antecipa as linhas do aguardado A1, concebido para bater de frente com o carismático Mini, fabricado por sua rival BMW. Vale lembrar que a estratégia não é inédita na marca das quatro argolas: o Pikes Peak, exibido em Detroit em 2003, e o Le Mans, estrela no mesmo ano em Frankfurt, serviram como prévias para o Q7 e o R8, respectivamente. Ao contrário de muitos conceitos, que parecem recém saídos de filmes de ficção científica, o Metroproject parece pronto para ganhar as ruas européias. O design do compacto combina elementos típicos dos lançamentos mais recentes da Audi, como a grade dianteira e as lanternas. O resultado final é, ao mesmo tempo, agressivo e harmonioso.

As colunas pintadas em prata dão um aspecto esportivo ao carro, combinando perfeitamente com a carroceria de três portas (o A1 não deve oferecer as portas extras para os passageiros de trás). O interior, com um painel inspirado no coupé TT, aliado com a ótima transmissão DSG (Direct Shift Gearbox, com dupla embreagem), convida o motorista a pisar fundo. Igualmente inovador é o propulsor híbrido do Metroproject: o motor de 1,4 litro movido a gasolina desenvolve 150 cv é responsável por mover as rodas dianteiras, enquanto que um motor elétrico de 41 cv fica encarregado de impulsionar as rodas traseiras.

Entretanto, muitos itens exibidos no conceito não devem chegar à versão final. Além de itens de acabamento e design, o A1 deve oferecer motores a diesel e gasolina com turbocompressor, incluindo uma configuração básica aspirada. Se você se interessou, prepare-se: o pequeno Audi deve chegar ao mercado europeu em 2009. Portanto, comece a poupar!

0 a 100:

- Um pequeno objeto roubou a cena nas fotos de divulgação do Metroproject: trata-se de uma espécie de iPhone da marca, batizado apropriadamente de “AudiPhone”. Além das funções comuns ao gadget da Apple, como telefone, MP3 Player e sistema de navegação GPS, o aparelho germânico permitiria ao usuário dar a partida no veículo em dias frios, além de servir como localizador em estacionamentos lotados e armazenador de fotos tiradas pelas câmeras localizadas no interior do carro. Confira o inovador aparelho abaixo.



- A BMW anunciou a inauguração de um mega showroom na cidade de Munique. A festa de inauguração do BMW Welt, realizada no último dia 17, marcou o início das atividades de um dos maiores showrooms do mundo. Para infelicidade dos pobres mortais, porém, o público em geral só terá acesso ao local no próximo fim de semana. Tudo porque a partir de terça-feira o local terá acesso restrito aos abastados compradores dos veículos da marca bávara, assim como acontece com a fábrica de vidro da Volkswagen, localizada em Dresden.


Até a próxima!

Vitor

2 Comentários:

Anônimo disse...

Lindo carro hein ????Um esportivo realmente com a cara da AUDI. A tradição da "Auto Union" foi respeitada

Juliano "Kowalski" Barata disse...

Muito interessante o conceito. Legal o fato de não ter coluna dividindo os vidros laterais. Precisa de um projeto bem avançado para não haver perdas de rigidez da carroceria à torção, mas fica bem mais bonito. Falando em colunas, a silhueta do teto insinuada pelas colunas A e C me lembram a linha TT...

[]s!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO