quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Volkswagen Bora: do México para o Brasil


As previsões, de fato, se confirmaram. No mesmo dia em que a Chevrolet apresentou à imprensa o Vectra GT, a Volkswagen anunciou o lançamento da nova geração do Bora. O sedan que chega às revendas brasileiras nas próximas semanas será o mesmo modelo comercializado na China e no México e traz consigo a transmissão automática com opção Tiptronic de seis marchas, conforme antecipamos aqui no Motor Haus (consulte o arquivo de julho). Com isso, crescem as chances de Golf e New Beetle receberem o novo câmbio, já que dividem plataforma, motorização e diversos componentes com o Bora.

A dianteira lembra a geração anterior do Passat, produzida entre os anos de 2001 e 2005, e exibe faróis com duplo refletor, de iluminação mais eficiente do que o convencional. Na traseira, as lanternas seguem o padrão adotado pela VW nos últimos lançamentos, com dois refletores circulares invadindo a tampa do porta-malas. O resultado ficou bom, lembrando o sedan de luxo Phaeton e o Polo Sedan. De série, o carro oferece, entre outros itens, ar-condicionado, freios com sistema ABS, airbag duplo, rodas de liga leve aro 16 e faróis de neblina. O motor permanece inalterado: trata-se do EA 113 2.0 - e não o velho AP-2000, como muitos pensam -, que desenvolve 115 cv de potência.

O preço não sofreu maiores alterações: a versão com câmbio manual sai por R$ 59.790, enquanto que o Bora equipado com a transmissão automática custa R$ 63.880. Valores competitivos para um carro com boa relação custo/benefício, mas que nunca emplacou no mercado brasileiro, ao contrário de seu "irmão" Golf. Talvez o motivo não esteja dentro da Volkswagen, mas sim fora dela. Afinal de contas, enfrentar a concorrência de Nissan Sentra e Honda Civic é tarefa das mais complicadas.


0 a 100:

- Mal foi lançado por aqui e o Renault Logan já enfrenta o seu primeiro recall. Todos os proprietários do sedan devem comparecer a uma concessionária autorizada para verificação da montagem da trava que prende a haste do servo-freio ao freio. De acordo com os franceses, a falha pode ocasionar uma diminuição da eficiência na frenagem. Em caso de dúvidas, basta ligar para o número 0800-0555615 ou acessar o site do fabricante (www.renault.com.br)

- A Fiat fechou mais um mês na liderança de vendas. Em agosto, os italianos emplacaram 60.208 unidades, totalizando 26,9% do total de emplacamentos. Nos números acumulados de janeiro a agosto, a fabricante também está bem na foto: são 380.396 veículos comercializados, ou 26,1% do volume total de automóveis de passeio e comerciais leves.


Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO