sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Salão de Frankfurt: sonhando acordado!

O show vai começar. O Salão de Frankfurt, um dos maiores e mais importantes eventos da indústria mundial, abre suas portas na próxima semana e espera receber um público estimado em quase um milhão de visitantes. Em sua 62ª edição, a feira é palco para importantes lançamentos e serve como termômetro de novas tendências, medidas por meio da apresentação de carros-conceito que podem até chegar às ruas dentro de alguns anos.

Um dos lançamentos que trilhou por esse caminho foi o Volkswagen Tiguan, apresentado em Los Angeles como um suposto estudo de design e que fará sua estréia mundial em solo alemão. O SUV será a estrela principal da montadora de Wolfsburg, dona do maior estande do salão, com mais de 9.000 metros quadrados. Sua “irmã” de Ingolstadt, a Audi, exibe a nova versão da RS6, para deleite dos entusiastas de plantão. A perua, que de carro de família não tem nada, é movida por um vigoroso propulsor V10 de 5,2 litros e injeção direta de combustível, o mesmo adotado na Lamborghini Gallardo. Entretanto, a RS6 possui 50 cv a mais do que o superesportivo italiano (580 cv contra 530 cv), resultando em uma aceleração de 0 a 200 km/h (sim, 200 km/h) em 14,9 segundos.

Outras montadoras, como a Citroën e a Ford, também aproveitam o evento para antecipar a cara de futuros lançamentos. Os conceitos C5 Airscape e Kuga servem como uma prévia – ainda que com algumas alterações de estilo e equipamentos - dos novos C5 e Fiesta, respectivamente. Já a Jaguar exibe o XF, sucessor do bem sucedido S-Type, que já tem quase uma década de mercado. O design do novo sedan é inspirado nos cupês esportivos, como no caso do Maserati Quattroporte e do Mercedes-Benz CLS. Além dos itens de conforto e segurança tradicionais em um carro da linhagem de um Jaguar, destaque para o câmbio automático de seis marchas, comandado por um botão giratório localizado no lugar normalmente reservado à tradicional manopla.



Carros de sonho, como a Ferrari F430 Scuderia, destinada para o uso dentro e fora das pistas, marcam presença em Frankfurt. O novo bólido de Maranello possui um câmbio manual automatizado denominado F1 Superfast, que efetua trocas de marcha em 60 milésimos de segundo e que recebeu o aval de ninguém mais, ninguém menos do que Michael Schumacher. Mas, por se tratar de um salão democrático, os pequenos são bem representados por Fiat Grande Punto Abarth SS, equipado com um motor 1.4 Turbo que desenvolve 180 cv, e pela série especial Opel Astra OPC Nürburgring, movido por um propulsor 2.0 Turbo que atinge a casa dos 240 km/h. Ambos os hatches podem servir como inspiração para os brasileiros, já que seus similares (pelo menos em aparência) Punto e Vectra GT acabaram de desembarcar por aqui. Com tudo isso, não é difícil concluir que, além de fabricarem bons carros, os alemães também sabem fazer um bom salão.

Até a próxima!

Vitor

2 Comentários:

Anônimo disse...

O que a Ferrari vai mostrar em FRankfurt ??

Vitor disse...

Fala Fleetmaster, beleza? Bom, pelo que parece, a Ferrari deve mostrar apenas a F430 Scuderia citada nesse post. Mas nunca se sabe...

Um abraço!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO