domingo, 23 de setembro de 2007

Test-drive: Vectra GT e GT-X


Fotos: Vitor Matsubara

“Prepare-se para sair da linha”. É sob esse mote que a Chevrolet apresenta nos próximos dias o Vectra GT, um dos lançamentos mais aguardados do ano. Para conferir se a espera realmente valeu a pena, o Motor Haus avaliou o veículo em um circuito montado no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP). Cercado de pompa e circunstância, o GT Discovery Experience permitiu aos convidados um contato mais íntimo com o hatchback que deve disputar mercado com concorrentes do porte de Volkswagen Golf e Peugeot 307. Para o evento, a fabricante norte-americana ainda levou dois veículos tunados (ou customizados, como preferem os profissionais do ramo) na exclusiva cor Volcano Orange da versão GT-X, além da linha completa de acessórios e um estande com os produtos da grife Chevy Store.

Após assistir a alguns vídeos que demonstraram os atributos do carro, era chegada a hora de entrar na pista (ou seria na passarela?) para analisar o comportamento do veículo. A versão avaliada foi a GT-X, em sua configuração top de linha e com todos os opcionais, incluindo a transmissão automática de quatro velocidades. O percurso disponível para o test-drive, apesar de um pouco curto, incluiu trechos mais travados e obstáculos na pista para que o condutor sentisse a suspensão e o isolamento acústico da cabine.

Em ambas as versões, o propulsor é o mesmo: trata-se do conhecido 2.0 Flexpower, que entrega 121 cv de potência quando abastecido com gasolina e 128 cv quando movido a álcool. Mesmo equipado com câmbio automático, o carro apresenta respostas rápidas e um bom desempenho, ainda que um pouco aquém do temperamento esportivo sugerido por sua aparência. Vale lembrar que na configuração GT-X o carro vem equipado com máscaras negras nos faróis, rodas de liga leve aro 17 pintadas na cor grafite, aerofólio traseiro, soleira em alumínio, entre outros itens.

Um dos grandes destaques do Vectra GT é a quantidade de itens de série, já que ambas as versões oferecem airbag duplo, pacote elétrico, alarme, direção hidráulica e ar-condicionado com controle digital. Entretanto, o grande destaque da lista é o sistema de navegação GPS, inédito em sua categoria. Com uma tela colorida de 3,5 polegadas, o equipamento fabricado pela Visteon oferece um catálogo com endereços e cerca de 320 mil pontos de interesse, entre concessionárias, aeroportos, bares, restaurantes e outras opções de lazer.

Analisando prós e contras, o Vectra GT é um carro com inúmeros atributos, como o belo design e a quantidade de itens de série e opcionais, mas que merece um motor à altura de sua “esportividade estética”. Mesmo assim, o hatchback médio promete incomodar – e muito – os seus concorrentes.


Até a próxima!

Vitor

6 Comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Caramba, esse Vectra tem até GPS? Equiparam o carro com tudo mesmo...

Não sei se vai ser suficiente para enfrentar o Honda FIT, que é um verdadeiro fenômeno nessa categoria. Mas vamos ver. De repente, o Vectra surpreende.

Eu, por enquanto, eu muito satisfeito com meu humilde Cliozinho. Tirei carteira há poucos meses e, sinceramente, não poderia sonhar com muito mais. Para quem ainda não consegue entrar em vaga direito, ter um carro pequeno facilita bastante hahaha!

Bom post, Vitor, grande abraço!

SAVIOMACHADO disse...

Olá Vitor!! Meus parabéns pelo blog e obrigado pelo convite. Valeu a visita. Vim olhar o seu blog e fiquei surpreso com essa roupagem. Ficou muito bonito. Parece coisa de revista. Se não se importa estarei linkando o seu blog lá no meu. Quanto ao novo Vectra, com certeza irá encomodar seus concorrentes, pois tem muitos fãs desse carro aqui no Brasil. Não sou muito fã da GM mas esse carro ficou bonito. Um grande abraço.

SAVIOMACHADO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Maciel disse...

Valeu pela avaliação, Vitor, ótimos comentários. Realmente deve ser um carro muito bom, tem uma bela aparência, de fato.

Confesso que essa tendência de isolamento acústico não me agrada muito, eu tenho um Celta e gostaria de ouvir melhor o som do motor, gosto disso, mas os carros são projetados dessa forma, paciência. Eu é que não vou mudar o meu, odeio tuning, só gosto de carros, por ex., com aerofólio quando ele vem direto de fábrica, muitas vezes fica bonito e promove um o desempenho do veículo, como é o caso do Vectra.

Parabéns pelo post, cara, ótimas fotos também.

Valeu Vitor

Ah, esqueci de dizer da outra vez que tinha inserido seu blog na minha lista de indicações.

Abração
t+

Anônimo disse...

WOW !!!!! GPS ?? É o primeiro carro nacional com esse equipamento ? Muito legal ! Deve ter sido uma bela experiencia ter sido um dos primeiros a " por a mão" nesta nova "macchina".

Leonardo disse...

Um super carro esportivo, ficou muito competitivo.

wwww.chevettetunadao.com

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO