sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Salão de Frankfurt: Wunderbar!*


Muitos acham que os alemães sabem fazer carros como ninguém - opinião compartilhada por este que vos fala, diga-se. Portanto, nada melhor do que um salão do porte de Frankfurt para comprovar essa tese. Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen exibem muitas novidades que devem chegar em breve às autobahns (estradas sem limite de velocidade máxima) germânicas.

Além do foguete RS6, a marca das quatro argolas exibe reestilizações de dois de seus principais produtos, o A4 e o A8. Inspirado no coupé A5, o médio A4 é muito semelhante à geração anterior, mas traz alterações como uma maior distância entre eixos e uma moderna iluminação nos faróis, mérito dos 14 LEDs responsáveis pela função de lanterna. Por dentro, além do maior espaço no banco traseiro, o sedan adota o sistema MMI, responsável por controlar funções como o áudio, navegação, telefone e configurações do carro. Quanto às motorizações, são duas opções movidas a gasolina (1,8 litro turbo, com 160 cv e o V6 de 3,2 litros e 265 cv) e três a diesel, entre elas um V6 3,0 litros de 240 cv de potência. O sistema de tração quattro, o ótimo câmbio manual automatizado DSG Tiptronic e a oferta de oito airbags são apenas alguns dos itens presentes no Audi. Já o top de linha A8 recebeu retoques visuais e dois novos sistemas eletrônicos que alertam o motorista em caso de mudança de faixa involuntária e presença de veículos próximos às laterais do carro.

A BMW traz duas novidades voltadas para os amantes de carros esportivos. O primeiro deles é o já conhecido Série 1 Coupé, que vem para ressuscitar o conceito inaugurado em 1968 pelo sedan 2002, um dos maiores sucessos da história da fabricante bávara. O design divide opiniões, com a bela frente do hatch do qual deriva e uma traseira um tanto tímida para as pretensões do modelo. Serão duas as versões oferecidas, 128i e 135i, com 230 cv e 306 cv, respectivamente. A outra novidade é o belíssimo X6, um autêntico “crossover” (incorpora características de duas categorias diferentes), ao contrário de muitos que proclamam a alcunha. O aspecto “invocado” do carro é realçado pelos largos pára-lamas, as enormes rodas de 21 polegadas e a curva suave do teto que termina na traseira, digna de um puro-sangue. Ainda como um conceito, o X6 deve chegar às ruas alemãs entre 2008 e 2009 para ser uma das opções top de linha da BMW.

Já a Mercedes-Benz apresenta a station-wagon Classe C-Estate, mais bem resolvida em termos de design do que o seu “irmão” mais velho. A dianteira da versão Avantgarde, com a estrela de três pontas inserida na grade – e não acima dela, como nos acabamentos Classic e Elegance – dá um ar mais esportivo para a perua, e a traseira exibe as mesmas lanternas do sedan. A Estate comporta 485 litros de capacidade no porta-malas e oferece oito opções de motores, desde o C180 Kompressor (156 cv) até o C63 AMG, de estúpidos 478 cv de potência.

Por fim, a Volkswagen mostra uma versão cabriolet do Polo projetada pela Karmann, parceira de longa data da fabricante de Wolfsburg. Apesar da capota de lona, o conversível possui vigia traseira em vidro, que corre para cima quando o porta-malas é aberto. Com esse mecanismo, o vão de acesso para o compartimento torna-se bem maior do que na maioria dos carros sem capota. Baseado na versão GTI, o cabriolet é 13 cm mais comprido e 4 cm mais largo do que o original e é calçado com rodas de 17 polegadas. O resultado pode não ter ficado tão bom quanto o hatch, mas é uma proposta bem criativa.

* Em tempo: "wunderbar" significa "maravilha" em alemão.


Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

Anônimo disse...

Ae Vittor!
blz esse seus comentários de Frankfurt... quem sabe em 2009 eu não visite para verificar todos estes carrões de perto?!
buchstabieren sie bitte!!! hehehe
abs...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO