quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Salão de Frankfurt: o futuro é aqui



As novidades não param de pipocar em Frankfurt. Além da preocupação com o meio-ambiente, senso comum entre os expositores (e que falaremos em um futuro post), uma avalanche de carros-conceito está presente no salão alemão. E se exclusividade é a palavra de ordem, conheça os estonteantes Lamborghini Reventón e Bugatti Veyron Pur Sang, ambas as marcas de propriedade do Grupo Volkswagen (assim como Audi e Bentley).

Limitado a apenas 20 unidades, o Reventón é derivado do já furioso LP640 e apresenta um design repleto de linhas angulosas e com as tradicionais “lambo doors”, tão copiadas pelos carros tuning. Seu interior, forrado de couro de alcântara e fibra de carbono, tem inspiração aeronáutica, com um painel que apresenta até um mostrador de força g. O coração do Lambo é um 6,5 litros V12, suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atingir uma velocidade máxima superior a 340 km/h. Os interessados devem desembolsar a módica quantia de 1 milhão de euros, fora os impostos.

Igualmente fantástico é o Veyron Pur Sang, série especial do bólido que detém o recorde de carro mais veloz produzido em série, ultrapassando a barreira dos 400 km/h. Sua pintura é exclusiva e apresenta dois tons, preto e cromado. Foram realizadas também algumas modificações estruturais, inclusive no motor W16 (16 cilindros dispostos em “W”) e na suspensão, reforçando ainda mais o caráter de exclusividade do super esportivo. Serão produzidas 300 unidades do Pur Sang, que desenvolve “apenas” 1.013 cv de potência.

E como não poderia deixar de ser, os representantes da casa mostram boas novidades em Frankfurt. A Mercedes-Benz mostra o inovador F700, com design um tanto polêmico e inovações que parecem vir de um filme de ficção científica, mas que podem muito bem chegar às ruas em breve. As portas suicidas (com abertura invertida) dão acesso ao luxuoso interior, que conta com o sistema Servo-HMI, um co-piloto virtual que dita as coordenadas do GPS ou lê e-mails. A suspensão possui um moderno sistema que “lê” as condições da pista, e o propulsor, pasmem, é um quatro-cilindros de apenas 1,8 litro, mas que, com o auxílio de turbocompressor, motor elétrico e injeção direta, desenvolve 258 cv, suficientes para movimentar o sedan de 5,18 metros de comprimento.

Por fim, a Volkswagen remonta às suas origens com o Up, um compacto urbano que mede apenas 3,45 metros. O controle de estabilidade, antes restrito a modelos luxuosos, é item de série no conceito, que deve servir como base para o futuro mini-carro da marca. O maior destaque do Up, que foi desenvolvido pensando nos mercados emergentes, é a disposição do motor, instalado na traseira como seu ancestral Fusca. A fabricante de Wolfsburg ainda apresentou outras novidades, que serão reveladas aqui no Motor Haus nos próximos dias. Fique ligado!

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO