segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Renault Sandero: do Brasil para o mundo!


A briga no segmento dos compactos promete esquentar. A Renault surpreendeu ao anunciar na manhã desta segunda-feira (10) o lançamento do Sandero, primeiro carro mundial produzido pelos franceses fora da Europa. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o hatchback (carro sem porta-malas saliente) foi desenvolvido pelo Centro de Engenharia América visando os consumidores latino-americanos – em especial os brasileiros – e chega às concessionárias em dezembro. Quarto produto nacional baseado na moderna plataforma B0 (os outros foram Mégane, Mégane Grand Tour e Logan), o Sandero será equipado com os motores HiFlex de 1 litro e 1,6 litro de 16 válvulas, além de um novo propulsor de 1,6 litro e oito válvulas, que desenvolve 92 cv com gasolina e 95 cv quando movido à álcool.

Além da plataforma, o Sandero possui alguns componentes em comum com o seu “primo” Logan, como os espelhos retrovisores e o painel. Mas, felizmente, o hatch possui identidade própria e exibe um design moderno que remete a outros carros da Renault, como o Mégane e o Clio europeu. A traseira é inédita, com lanternas de formato inusitado e um amplo vidro traseiro.

Concorrendo com as versões mais equipadas de Volkswagen Fox, Chevrolet Corsa, Peugeot 206 e Fiat Palio, o compacto espera roubar vendas até de veículos de segmento superior, como Fiat Punto, Citroën C3 e VW Polo. Para evitar uma possível canibalização entre o Sandero e o Clio, este último será reposicionado, assumindo o posto de carro de entrada da fabricante no país. O Sandero é mais um dos seis lançamentos prometidos pela empresa no plano “Contrato 2009”, que ainda reserva para os próximos dois anos a versão picape do Logan e a Grand Scènic. Antes disso, porém, chega o Mégane Coupé-Cabriolet, apresentado na última edição do Salão do Automóvel, realizada em 2006. O páreo é duro, mas a estratégia da Renault é um grande triunfo na luta pelo posto de quinta maior montadora do Brasil.

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO