segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Ford Verve: prevendo o futuro


Vitrine de novidades. É assim que as fabricantes vêem alguns dos maiores e mais importantes salões de automóvel do mundo. Frankfurt, Detroit, Genebra e Paris abrigam os eventos com maior número de grandes lançamentos mundiais e carros-conceito por metro quadrado. Por aqui, o Salão do Automóvel também já foi palco de alguns lançamentos, inclusive internacionais, como o Hyundai Vera Cruz, mas as maiores novidades – e que interessam também aos brasileiros - ainda vem de fora.

Uma delas, apresentada ainda como carro-conceito, é o Ford Verve. Projetado por profissionais ingleses e alemães, o compacto explora os limites do padrão de estilo Kinetic, atualmente presente em veículos como o Mondeo europeu e que terá um novo representante em 2008, o Kuga. Segundo os próprios designers, a intenção era criar um produto carregado de emoção, dinamismo e esportividade, mas dentro dos padrões de um veículo para o segmento B. Não por acaso, trata-se da mesma categoria em que hoje se encontra o Fiesta, que deve ganhar um sucessor nos próximos dois anos.

O Verve possui linhas fluídas e com ousadia, como na linha de cintura ascendente (note o formato das janelas traseiras) que casa com os traços da traseira, em especial das lanternas e da tampa do porta-malas. Já a dianteira, apesar de lembrar um pouco o Peugeot 207, tem estilo próprio e é arrojada, com os faróis alongados e a enorme tomada de ar em harmonia com o resto do conjunto. Por dentro, o painel é moderno, com traços marcantes e agrada pelo bom gosto, assim como ocorreu com o Focus na época de seu lançamento.

Muito do futuro Fiesta pode estar no Verve. Comenta-se que o novo hatchback da Ford será praticamente idêntico ao carro-conceito, salvo alguns pequenos detalhes futuristas dignos de um estudo de design. Mas o que interessa mais ainda para os brasileiros é que o tão aguardado B402, conhecido também como “Novo Ka” (veja post exclusivo
aqui), também deverá ter muitas semelhanças com o Verve. Afinal de contas, o compacto será um autêntico representante do estilo Kinetic, com linhas curvas combinadas com traços angulosos. É, parece que após o polêmico New Edge, inaugurado no final da década de 90 com o Ka, uma nova revolução no design da Ford está por vir...


Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO