Sentra SE-R: tiozão, eu?
“Não tem cara de tiozão...”. Se você não esteve fora do Brasil nos últimos meses, certamente conhece o grudento jingle da campanha do Nissan Sentra. A melodia caiu no gosto popular e agradou mais do que o próprio carro, cujas vendas estão aquém do esperado pelo fabricante até o momento. Entretanto, o brasileiro Carlos Ghosn, grande responsável pela ressurreição da marca e que, pasmem, virou até personagem de mangás na Japão, tem planos mais ambiciosos para o três-volumes no Brasil: a versão esportiva, chamada de SE-R, está saindo do forno e deve chegar em breve às revendedoras do país. Com um motor de 200 cv e um câmbio de seis marchas, o carro chega para bater de frente com Golf GTI, o eleito de nove entre dez motoristas com pé pesado, e, principalmente, com o seu compatriota Civic Si, um dos melhores carros produzidos por aqui atualmente.
Cores berrantes (como o amarelo mostarda e um azul nada discreto), visual agressivo e um motor bravo são itens de série no SE-R. Os faróis e lanternas possuem máscara negra, efeito meramente estético, mas que pode influenciar na compra de carros desse quilate (basta lembrar dos esportivos “de boutique” vendidos no mercado). Por fora, apenas um aerofólio na tampa traseira e o novo jogo de rodas de liga leve chamam a atenção. Mesmo assim, os adereços são suficientes para ressaltar ainda mais as linhas modernas, inspiradas no puro-sangue 350Z. Como no hatch da Volkswagen, o motor tem uma potência ligeiramente inferior quando abastecido com gasolina “normal”: 180 cv, número que sobe para 200 cv caso o motorista opte pela gasolina de alta octanagem.
Mas, se os pequenos detalhes fazem a diferença, podemos dizer que o Sentra não apresenta a mesma esportividade do Si. O representante da Honda conta com itens dignos de um veículo de alta performance, como bancos do tipo concha, shift-light (uma luz no painel que indica a hora apropriada para a troca de marcha) e um ronco instigante, além do visual futurista. Sem dúvida, são itens que contam na hora da compra. Mas nada que o Sentra possa tirar na pista, como podemos ver no vídeo acima.
Até a próxima!
Vitor
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