quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Vectra Caravan: em breve nas ruas?


Projeção: Vitor Matsubara

De fato, os brasileiros são mestres na arte de “reciclar sem renovar”. Basta ver os últimos lançamentos da indústria automobilística para comprovar que, goste-se ou não, os fabricantes conseguem boas soluções diante do problema de baixas verbas para o desenvolvimento de novos produtos. A receita é simples: pegue uma plataforma versátil, alguns componentes em comum e coloque-os em uma nova “casca” e, voilà, eis um novo carro pronto para rodar nas ruas esburacadas do nosso país.

Ultimamente, a Chevrolet é uma das maiores adeptas dessa cartilha, vide o lançamento de Celta, Prisma e Vectra, construídos sobre as plataformas de Corsa 1994, Classic e Zafira, respectivamente. Seu mais recente lançamento, o Vectra GT, também segue a mesma linha, causando até certa decepção em alguns fãs do Astra, que esperavam por um substituto completamente renovado. Mesmo assim, a GM não deve mudar sua forma de pensar tão cedo, e a família Vectra pode ganhar um novo membro em breve: a versão perua, chamada na Europa de Caravan (nome que tem muita força por aqui também).

A possibilidade, comentada informalmente pelo próprio presidente da corporação no Brasil, Ray Young, ganhou força no final do ano passado, quando uma unidade foi flagrada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Importada diretamente do Velho Continente, o carro pode servir como base para o processo de tropicalização, prática comum por conta das péssimas condições de rodagem da malha viária brasileira.

Caso a perua seja de fato fabricada por aqui, ela deve receber pequenas alterações de estilo na dianteira, como ocorreu com o sedan de que deriva. Vale lembrar que, em julho do ano passado, a Chevrolet também decidiu importar dois Astras europeus, que foram flagrados por diversas vezes durante a realização de testes de durabilidade. Meses depois, o novo médio da fabricante americana foi anunciado oficialmente à imprensa especializada. Tirem suas próprias conclusões...

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO