De volta ao passado!
Projeções: Auto Bild, Auto Zeitung
A onda retrô nos carros é uma moda recente. New Beetle, Mustang e PT Cruiser são os maiores (e mais bem sucedidos) exemplos dessa mania que, apesar de ter muitos fãs nos Estados Unidos, também atravessou fronteiras e chegou recentemente à Itália, com o fashion Fiat 500. Entretanto, a Volkswagen pode começar a escrever uma nova página da tendência de “recordar é viver” em setembro, mais precisamente durante o Salão de Frankfurt. A montadora alemã quer fazer bonito em sua terra natal e levará nada menos do que oito lançamentos para a feira, espalhados em um stand de incríveis 9.000 metros quadrados. Entre eles, o SUV compacto Tiguan (que servirá de base para o Audi Q5), seis veículos com a revolucionária tecnologia BlueMotion (que reduz os níveis de poluentes para propulsores movidos a diesel) e a grande estrela, um aguardado carro-conceito equipado com um motor…traseiro! Nada mais nostálgico para a marca que fez fama mundial com o simpático Sedan, ou Fusca por essas bandas.
Concebido como alternativa para o caótico trânsito das grandes metrópoles, o mini carro da Volkswagen deve servir de inspiração para um novo compacto, previsto para ser lançado apenas em 2009. Boatos dão conta de que, se realmente vier a ser produzido, o VW poderia custar menos de 8 mil euros, valor próximo ao praticado no brasileiro Fox no Velho Continente. Este, apesar de suas vendas aquém do esperado, é reconhecido como exemplo de bom projeto pelos europeus, ao contrário de seu antecessor, o Lupo, totalmente desenvolvido por lá. A posição do motor pode até causar estranheza, já que atualmente apenas os esportivos como Ferrari e Porsche (além de compactos como o Smart ForTwo) optam pelo motor traseiro. Entretanto, trata-se de uma solução que prioriza o espaço interno para os ocupantes, algo extremamente importante no segmento de veículos urbanóides.
O pequeno carro deve ser produzido nos mercados emergentes (leia-se Rússia, China, Índia e Brasil) e as projeções apresentadas acima, retiradas de publicações especializadas da Alemanha, devem corresponder à realidade. Se fosse para apostar em um deles, acredito que o concept deve ficar semelhante ao carro azul-marinho, que possui traços característicos dos lançamentos mais recentes da VW, como o próprio Tiguan e o IROC, coupé esportivo que deve ser o próximo lançamento da casa de Wolfsburg. Nada melhor do que uma volta às origens para melhorar ainda mais as vendas da Volkswagen mundo afora.
Concebido como alternativa para o caótico trânsito das grandes metrópoles, o mini carro da Volkswagen deve servir de inspiração para um novo compacto, previsto para ser lançado apenas em 2009. Boatos dão conta de que, se realmente vier a ser produzido, o VW poderia custar menos de 8 mil euros, valor próximo ao praticado no brasileiro Fox no Velho Continente. Este, apesar de suas vendas aquém do esperado, é reconhecido como exemplo de bom projeto pelos europeus, ao contrário de seu antecessor, o Lupo, totalmente desenvolvido por lá. A posição do motor pode até causar estranheza, já que atualmente apenas os esportivos como Ferrari e Porsche (além de compactos como o Smart ForTwo) optam pelo motor traseiro. Entretanto, trata-se de uma solução que prioriza o espaço interno para os ocupantes, algo extremamente importante no segmento de veículos urbanóides.
O pequeno carro deve ser produzido nos mercados emergentes (leia-se Rússia, China, Índia e Brasil) e as projeções apresentadas acima, retiradas de publicações especializadas da Alemanha, devem corresponder à realidade. Se fosse para apostar em um deles, acredito que o concept deve ficar semelhante ao carro azul-marinho, que possui traços característicos dos lançamentos mais recentes da VW, como o próprio Tiguan e o IROC, coupé esportivo que deve ser o próximo lançamento da casa de Wolfsburg. Nada melhor do que uma volta às origens para melhorar ainda mais as vendas da Volkswagen mundo afora.
Até a próxima!
Vitor
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