Fiat Punto: revolução à vista
Talvez você já tenha cansado de ouvir falar dele aqui no Motor Haus. Mas um lançamento da importância do Fiat Punto (que perdeu o “Grande” de seu nome) não poderia passar em branco. Apresentado à imprensa brasileira nessa quinta-feira (9), em Buenos Aires, o carro recebeu elogios por parte de quem pôde conferi-lo de perto. O design é um dos grandes atrativos do compacto “premium”, com linhas esportivas e tipicamente italianas desenhadas pelo renomado Giorgetto Giugiaro. Não estranhe se uma sensação de dejà-vu tomar conta de você ao observar a dianteira do Fiat: as feições realmente lembram as do Maserati Coupé. O Punto marca também a estréia do novo logotipo (mais uma renovação na identidade visual em pouco mais de uma década), mais estreito e com fundo vermelho, e é curioso ver que alguns itens são compartilhados com outros carros da montadora, como o banco traseiro, proveniente da minivan Idea.
Quanto às versões, elas serão quatro: a 1.4 sai por R$ 37.900, e oferece em troca direção hidráulica, vidros e travas elétricas e computador de bordo; a ELX 1.4, que deverá ser a configuração mais vendida da gama segundo a própria Fiat, adiciona ar condicionado e regulagem do volante em altura e profundidade por R$ 41.600; a HLX 1.8 oferece retrovisores elétricos e acabamento em veludo por R$ 44.400; e, por fim, a versão top Sporting vem equipada com duplo airbag, freios ABS, sistema Bluetooth, CD player com MP3 e rodas aro 16 a R$ 51.900. Preços competitivos para roubar mercado de Volkswagen Polo, Ford Fiesta e Citroën C3, embora a Fiat afirme, equivocadamente, que o Punto não possui concorrentes diretos.
O moderno sistema Blue & Me, que inclui mimos como realizar chamadas por comando de voz e até mesmo a possibilidade de ouvir nos alto-falantes mensagens SMS recebidas no celular, e o panorâmico teto solar SkyDome são outros destaques do Punto. Por ora, cabe aqui uma crítica: a teimosia de algumas montadoras em insistir que o seu mais novo lançamento está criando uma categoria, o que não procede em 99,9% dos casos. Segundo a Fiat, o Punto não é um compacto, mas sim um “sporthatch”, termo inexistente na indústria automotiva. O mesmo já havia acontecido na apresentação do SpaceFox, o “primeiro e único sportvan” (e não station wagon) do Brasil. É a velha mania de querer ser diferente...
Até a próxima!
Vitor
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