Grande Punto dá as caras!
“Lançamento conta-gotas”. Esse é o nome da estratégia que, cada vez mais, é adotada pelas montadoras nacionais nos meses que antecedem a entrada de um novo produto no mercado brasileiro. A Chevrolet inaugurou a tendência quando colocou um Vectra camuflado para rodar em sua pista de testes durante a apresentação do então novo Omega para a imprensa especializada em 2005. Os recentes lançamentos de Prisma e Vectra GT também seguiram a filosofia, com divulgação de sketches (desenhos elaborados pelos designers da marca), fotos de detalhes dos carros e, por fim, as primeiras fotos oficiais. A Ford também foi outra montadora que usou um evento destinado à imprensa para ser o centro das atenções, ao “infiltrar” um Fiesta disfarçado no meio de uma frota de Corsas que estavam sendo avaliados pela mídia especializada. A VW também usou o recurso no lançamento da aguardada reestilização do Golf, mostrando apenas detalhes e fotos pouco reveladoras de seu hatch até a data de seu lançamento oficial.
Entre as quatro grandes, só faltava mesmo a Fiat aderir à onda. Agora não falta mais. Depois que fotos do Grande Punto vazaram na Internet, a montadora mineira resolveu abrir o jogo e contar mais sobre o seu novo compacto premium, que deve ser lançado ainda no segundo semestre. O grande destaque do carro será o moderno sistema Blue & Me, que utiliza a tecnologia Bluetooth (realiza e atende ligações do celular à distância) para realizar chamadas por meio de comandos de voz, ouvir mensagens SMS nos alto-falantes do Punto e até mesmo ouvir faixas de áudio em MP3 por meio de uma porta USB localizada no porta-luvas, uma comodidade inédita no Brasil. Todo o sistema de comunicação e entretenimento contou com o know-how de um grande parceiro: a Microsoft.
Realmente, o Grande Punto tem tudo para abalar as estruturas do mercado nacional, podendo fazer até com que a concorrência acorde e comece a mexer os seus pauzinhos para não ficar atrás da Fiat. Embora os executivos italianos (e brasileiros também) neguem, aposto que o novo compacto deve substituir, gradativamente, o Stilo, que também revolucionou na época de seu lançamento com o teto solar Sky Window. Considerando que o Linea (versão três-volumes do Punto) será ainda mais requintado do que o modelo produzido na Turquia com o intuito de preencher a lacuna deixada pelo Marea, e lembrando que os custos de produção do Novo Bravo (substituto natural do Stilo na Europa) por aqui seriam inviáveis, a hipótese pode se tornar, sim, realidade. Confira acima o vídeo retirado do YouTube e provavelmente montado pelo internauta guidowww.
0 a 100:
- Na Inglaterra, a Lexus está planejando uma ousada estratégia de marketing para o seu sedan LS. Como forma de mostrar toda a qualidade de seu sistema de som, que conta com 19 alto-falantes, a montadora deve contar com a ajuda da Orquestra Sinfônica de Londres, tocando uma sinfonia com o auxílio de doze veículos. Cada um deles será responsável por reproduzir o som de uma parte da orquestra, e os espectadores serão convidados a sentarem no interior dos carros para desfrutar do som cristalino. Isso sim é inovação!
- Às vésperas do lançamento do Bora reestilizado proveniente do México, fica aqui uma duvida: já que o novo sedan deve contar com uma inédita transmissão Tiptronic de seis velocidades, será que a caixa de câmbio não pode equipar também New Beetle e Golf? A idéia seria totalmente viável, já que os três veículos dividem plataforma, motor, transmissão (a eficiente MQ-200) e demais componentes mecânicos.
Até a próxima!
Vitor
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário