Xsara Picasso 2008: plástica à francesa
Projeção: Vitor Matsubara
Definitivamente, a Citroën deve ser uma das montadoras nacionais com o maior número de novidades em sua linha 2008. Além do já conhecido C4 Pallas, apresentado oficialmente na semana passada com pompa e circunstância, os franceses devem trazer para cá o resto da família C4, incluindo a variação quatro portas do arrojado hatch, uma versão mais “recheada” do esportivo VTR (similar ao modelo vendido na Europa) e a nova Picasso, totalmente diferente de sua antecessora e já testada pelo Motor Haus em Interlagos.
Mas não pense que um de seus principais produtos, a Xsara Picasso, será deixada de lado. A minivan, primeiro representante franco-brasileiro no mercado, vai ganhar uma leve reestilização no final do mês que, apesar de conservar as (controversas) linhas que caracterizam o modelo, dará um fôlego extra para o carro, lançado em 2001 e que enfrenta queda de aproximadamente 31% nas vendas, acompanhando a má fase da categoria que ainda têm Renault Scènic e Chevrolet Zafira, ambas desatualizadas em relação a seus similares europeus.
As mudanças na Picasso serão visuais, com uma nova grade cromada com duas hastes horizontais que formam o “duplo chevron”, logotipo da Citroën, assim como ocorre nos recentes lançamentos da marca. Pequenas alterações nas entradas de ar também podem aparecer, deixando a dianteira parecida com a de sua sucessora baseada no C4. Já na traseira, as modificações serão restritas apenas às novas lanternas, o suficiente para dar um ar mais moderno para o versátil modelo. Enfim, qualquer modificação será bem vinda em um segmento carente de novidades como o das minivans.
0 a 100:
- A Volkswagen do México apresentou nessa semana o Pointer GT, versão esportiva com itens como aerofólio traseiro, aplique preto em “V” na dianteira, rodas de liga leve e bancos esportivos revestidos em couro. O motor é o conhecido 1.8 AP, que rende 99 cavalos de potência. Em tempo: este Pointer nada tem a ver com o hatch desenvolvido em conjunto com a Ford nos tempos de Autolatina no Brasil, mas sim com o nosso velho conhecido Gol, líder de vendas há mais de 20 anos no país e que fechou o mês de junho na ponta com uma boa vantagem sobre o Palio, 2º colocado. Destaque para o preço do Pointer GT, versão top de linha, para os mexicanos: 119.850 pesos, o equivalente a R$ 21.300, ou quase R$ 3 mil menos do que a “nossa” versão de entrada, a City, equipada com motor 1.0.
- Apesar de ainda não ter sido lançado oficialmente para o público (e de ainda não estar nos show rooms da rede de concessionários), um exemplar do Renault Logan Privilège na cor prata pode ser visto na concessionária AR Motors, localizada na Av. das Nações Unidas, em São Paulo.
Mas não pense que um de seus principais produtos, a Xsara Picasso, será deixada de lado. A minivan, primeiro representante franco-brasileiro no mercado, vai ganhar uma leve reestilização no final do mês que, apesar de conservar as (controversas) linhas que caracterizam o modelo, dará um fôlego extra para o carro, lançado em 2001 e que enfrenta queda de aproximadamente 31% nas vendas, acompanhando a má fase da categoria que ainda têm Renault Scènic e Chevrolet Zafira, ambas desatualizadas em relação a seus similares europeus.
As mudanças na Picasso serão visuais, com uma nova grade cromada com duas hastes horizontais que formam o “duplo chevron”, logotipo da Citroën, assim como ocorre nos recentes lançamentos da marca. Pequenas alterações nas entradas de ar também podem aparecer, deixando a dianteira parecida com a de sua sucessora baseada no C4. Já na traseira, as modificações serão restritas apenas às novas lanternas, o suficiente para dar um ar mais moderno para o versátil modelo. Enfim, qualquer modificação será bem vinda em um segmento carente de novidades como o das minivans.
0 a 100:
- A Volkswagen do México apresentou nessa semana o Pointer GT, versão esportiva com itens como aerofólio traseiro, aplique preto em “V” na dianteira, rodas de liga leve e bancos esportivos revestidos em couro. O motor é o conhecido 1.8 AP, que rende 99 cavalos de potência. Em tempo: este Pointer nada tem a ver com o hatch desenvolvido em conjunto com a Ford nos tempos de Autolatina no Brasil, mas sim com o nosso velho conhecido Gol, líder de vendas há mais de 20 anos no país e que fechou o mês de junho na ponta com uma boa vantagem sobre o Palio, 2º colocado. Destaque para o preço do Pointer GT, versão top de linha, para os mexicanos: 119.850 pesos, o equivalente a R$ 21.300, ou quase R$ 3 mil menos do que a “nossa” versão de entrada, a City, equipada com motor 1.0.
- Apesar de ainda não ter sido lançado oficialmente para o público (e de ainda não estar nos show rooms da rede de concessionários), um exemplar do Renault Logan Privilège na cor prata pode ser visto na concessionária AR Motors, localizada na Av. das Nações Unidas, em São Paulo.
Até a próxima!
Vitor
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário