Stilo 2008: menos é mais
Ao contrário do ano passado, quando só foram lançadas versões de modelos já existentes, a Fiat deve ter cinco novidades em sua linha 2008. Como a maioria sabe, o aguardado Grande Punto e seu derivado três volumes Línea são as estrelas principais, mas ainda há espaço para as versões reestilizadas de Siena, Palio Weekend e Strada.
Entretanto, o que nem todos sabem é que a montadora guarda mais uma carta na manga: uma versão levemente reestilizada do Stilo, também conhecido como o “Fiat mais Volkswagen” de todos os tempos, devido à inspiração no hatch alemão (admitida até pelos próprios italianos). Não que isso seja uma crítica, muito pelo contrário, afinal desde o seu lançamento o Golf é ponto de referência no segmento dos médios, seja em termos de qualidade de construção ou desempenho. Na verdade, já falamos do Stilo aqui no Motor Haus, mas de forma breve. Hoje, apresentamos uma projeção de como deve ficar o modelo.
Suas mudanças serão poucas e discretas. A maior delas deve ser a opção de câmbio manual automatizado, conhecido na Europa como Free Choice, e que pode também equipar o Punto. Trata-se de uma transmissão nos moldes do conhecido Tiptronic, oferecendo ao motorista a possibilidade de escolher se deseja ou não trocar as marchas (daí o nome do mecanismo), o que pode ser feito pela alavanca ou por borboletas localizadas atrás do volante. Externamente, as lanternas terão uma nova disposição de luzes, semelhante ao finado Stilo europeu, enquanto que a dianteira deve ter uma grade semelhante à encontrada em Idea e Palio Fire. Fechando o pacote de mudanças cosméticas, os espelhos retrovisores devem ser os mesmos da minivan compacta, com repetidores de direção nas laterais.
Enquanto isso, o Peugeot 307 continua reinando absoluto no segmento, seguido pelo defasado Astra, que deve permanecer na linha de modelos da Chevrolet mesmo com a chegada Vectra GT por apostar na relação custo/benefício, fator que a montadora americana também usa como chamariz para atrair compradores para o Classic, que nada mais é do que o Corsa Sedan da geração anterior, por exemplo. Lançamentos "de verdade" entre os carros médios? Por enquanto, nenhum.
0 a 100:
- Não é só de Copa América que vive a Venezuela nesses dias. O presidente Hugo Chávez participou nesta segunda-feira de uma cerimônia que entregou 300 carros “antiimperialistas”, ou seja, veículos de baixo custo produzidos no próprio país por uma empresa de origem iraniana. Entendeu? Pois é, nem eu. A Venirauto fabrica os modelos Centauro e Turpial, um ultrapassado sedan “de luxo” e um carro popular, respectivamente. Entre no site da montadora e veja como, perto deles, o Renault Logan parece um exemplo de beleza e modernidade.
- Uma matéria publicada na revista Auto Esporte desse mês me fez lembrar de um curioso serviço oferecido por uma locadora de carros inglesa. Ao preço de 350 libras, você pode passar um fim de semana no melhor estilo hippie a bordo de uma Kombi equipada com cama, mesa e tudo mais para uma aventura a beira da estrada ou um belo piquenique com a família. Detalhe: para tanto, a Seven Degrees West importou quatro vans diretamente de São Bernardo do Campo (SP), algo que muitos colecionadores europeus vêm fazendo ultimamente. Afinal, não é todo dia que se pode ter uma Kombi 0km, especialmente no Velho Continente, local em que a produção da “Velha Senhora” foi descontinuada há décadas. Confira essa maluquice aqui
Até a próxima!
Vitor
Suas mudanças serão poucas e discretas. A maior delas deve ser a opção de câmbio manual automatizado, conhecido na Europa como Free Choice, e que pode também equipar o Punto. Trata-se de uma transmissão nos moldes do conhecido Tiptronic, oferecendo ao motorista a possibilidade de escolher se deseja ou não trocar as marchas (daí o nome do mecanismo), o que pode ser feito pela alavanca ou por borboletas localizadas atrás do volante. Externamente, as lanternas terão uma nova disposição de luzes, semelhante ao finado Stilo europeu, enquanto que a dianteira deve ter uma grade semelhante à encontrada em Idea e Palio Fire. Fechando o pacote de mudanças cosméticas, os espelhos retrovisores devem ser os mesmos da minivan compacta, com repetidores de direção nas laterais.
Enquanto isso, o Peugeot 307 continua reinando absoluto no segmento, seguido pelo defasado Astra, que deve permanecer na linha de modelos da Chevrolet mesmo com a chegada Vectra GT por apostar na relação custo/benefício, fator que a montadora americana também usa como chamariz para atrair compradores para o Classic, que nada mais é do que o Corsa Sedan da geração anterior, por exemplo. Lançamentos "de verdade" entre os carros médios? Por enquanto, nenhum.
0 a 100:
- Não é só de Copa América que vive a Venezuela nesses dias. O presidente Hugo Chávez participou nesta segunda-feira de uma cerimônia que entregou 300 carros “antiimperialistas”, ou seja, veículos de baixo custo produzidos no próprio país por uma empresa de origem iraniana. Entendeu? Pois é, nem eu. A Venirauto fabrica os modelos Centauro e Turpial, um ultrapassado sedan “de luxo” e um carro popular, respectivamente. Entre no site da montadora e veja como, perto deles, o Renault Logan parece um exemplo de beleza e modernidade.
- Uma matéria publicada na revista Auto Esporte desse mês me fez lembrar de um curioso serviço oferecido por uma locadora de carros inglesa. Ao preço de 350 libras, você pode passar um fim de semana no melhor estilo hippie a bordo de uma Kombi equipada com cama, mesa e tudo mais para uma aventura a beira da estrada ou um belo piquenique com a família. Detalhe: para tanto, a Seven Degrees West importou quatro vans diretamente de São Bernardo do Campo (SP), algo que muitos colecionadores europeus vêm fazendo ultimamente. Afinal, não é todo dia que se pode ter uma Kombi 0km, especialmente no Velho Continente, local em que a produção da “Velha Senhora” foi descontinuada há décadas. Confira essa maluquice aqui
Até a próxima!
Vitor
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário